Casos de Covid-19 entre metroviários leva categoria a pedir regras mais duras para quarentena em SP

Casos de Covid-19 e lotação

Publicado em 25/05/2020 - 21:18 Por Eliane Gonçalves - São Paulo

Casos de Covid-19 entre metroviários leva categoria a pedir regras mais duras para quarentena em São Paulo.


Segundo o Sindicato dos Metroviários de São Paulo, foram confirmados 75 casos de coronavírus entre funcionários da empresa. Outros 36 funcionários apresentam sintomas de coronavírus, mas ainda não tiveram o diagnostico confirmado.


O índice de contaminação da categoria é quase 5 vezes maior que o da população do estado de São Paulo se levar em conta apenas os casos confirmados. Para o diretor do Sindicato dos Metroviários, Narciso Soares, o risco é grande porque, sem uma quarentena mais rígida, muitas pessoas continuam usando o metrô.


Edmilson Souza é técnico de manutenção. De casa ao trabalho são duas linhas de metrô e uma de trem. Na maior parte do trajeto é impossível manter o distanciamento.


Michelle Vitoriano está grávida e é cuidadora de idosos. Ela até acha que o fluxo de passageiros da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, a CPTM, diminuiu com a quarentena, mas está muito longe do ideal.


Em dias comuns, o metrô transporta mais passageiros que os trens. Com a quarentena, a situação se inverteu. Múcio Alexandre, secretário geral do sindicato que representa parte dos ferroviários de São Paulo, o Sindicato dos Trabalhadores de Empresas Ferroviárias da Central do Brasil, a mudança é porque o metrô atende as regiões mais ricas da cidade, onde é mais fácil aderir à quarentena, enquanto os trens atendem as periferias.


Os ferroviários não tem um levantamento de quantos estão com coronavírus, mas a estimativa é de que a CPTM tenha afastado do trabalho cerca de mil funcionários mais vulneráveis à Covid-19. Mas Múcio explica que os afastamentos nem sempre significam menos trens circulando

 

Já para Narciso, o afastamento dos metroviários impacta o serviço e aumenta os riscos.


A Secretaria de Transportes Metropolitanos diz que não divulga casos de infecção por coronavírus entre os funcionários nem da CPTM, nem do Metrô, e não confirma o levantamento feito pelo sindicato. A secretaria negou que o afastamento dos funcionários impacte na circulação de trens ou na qualidade do serviço prestado – mas não respondeu sobre a lotação do sistema de transporte sobre trilhos.

Últimas notícias
Geral

Defesa de Bolsonaro rechaça teoria sobre pedido de asilo à Hungria

A defesa afirmou que não existia nenhuma preocupação com a possibilidade de uma prisão preventiva e que seria contraditório alegar que a visita a embaixada de um país estrangeiro configurasse um pedido de fuga.

Baixar arquivo
Geral

Espetáculos a céu aberto encenam a Paixão de Cristo por todo Brasil

Uma das apresentações mais conhecidas do país acontece na cidade-teatro de Nova Jerusalém, no município do Brejo da Madre de Deus, no agreste pernambucano.

Baixar arquivo
Geral

IBGE: Brasil registra o menor número de nascimentos em 45 anos

O número de nascidos caiu pelo quarto ano seguido. A maior queda foi no Nordeste. Somente Santa Catarina e Mato Grosso apresentaram aumento no registro de nascimentos. 

Baixar arquivo
Economia

Mais de 306 mil vagas de empregos foram criadas em fevereiro

Os números foram divulgados pelo Caged – Cadastro geral de Empregados e Desempregados, e representa um crescimento de 21% em relação ao mesmo período do ano passado. Salário médio ficou em torno de R$ 2 mil.

Baixar arquivo
Geral

Submarino Tonelero é lançado em cerimônia com Lula e Macron

Os presidentes celebraram parceria entre Brasil e França e a troca de conhecimento entre os dois países.

Baixar arquivo
Geral

Marielle: irmãos Brazão são transferidos para penitenciárias federais

Prisão de Chiquinho Brazão é analisada pela Câmara dos Deputados, que tem poder para decidir sobre a prisão de parlamentares. O delegado da Polícia Civil do Rio de Janeiro, Rivaldo Barbosa, continua preso em Brasília.

Baixar arquivo