Comitê cobra entrega de hospitais de campanha com obras atrasadas no Rio de Janeiro

Obras atrasadas

Publicado em 19/05/2020 - 16:16 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

O recém-criado Comitê de Supervisão dos Hospitais de Campanha do Rio, construídos em caráter emergencial para atendimento às vítimas do novo coronavírus, cobrou da empresa responsável o cumprimento do cronograma de entrega das unidades. Coordenado pelo vice-governador do Rio, Cláudio Castro, o comitê começou a funcionar nesta segunda-feira.


O Instituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde, organização social responsável por construir e gerir sete dos nove hospitais contratados pelo governo do estado para enfrentamento da pandemia, prometeu a entrega de todas as unidades até a próxima semana. As unidades Lagoa-Barra e Parque dos Atletas, contratadas com a Rede D’Or, já estão em funcionamento.


Em nota, o Iabas informou que os hospitais de campanha tiveram atrasos por motivos alheios à vontade do instituto, e que o trabalho vem sendo feito de forma consistente para evitar novos adiamentos e garantir que vidas sejam salvas. Os problemas citados para justificar a demora incluem dificuldades burocráticas, legais e jurídicas; obras não previstas originalmente; dificuldade na contratação de pessoal; precariedade de acesso para os locais escolhidos; violência nas vias de acesso; e mudanças pontuais no plano técnico dos leitos por parte da Secretaria de Estado de Saúde.


O instituto alega, ainda, que o atraso no pagamento de uma parcela pela secretaria fez com que a entrega de respiradores comprados da China, prevista para o dia 10, fosse adiada para o dia 23. E informou que manteve a pasta ciente de todas as intercorrências.


O Comitê de Supervisão dos Hospitais de Campanha foi instalado em meio a denúncias de fraudes e mudanças no comando da Secretaria de Saúde. O núcleo vai fiscalizar os contratos com a organização social, bem como o andamento das obras, para garantir melhor qualidade de assistência à população do Rio, segundo informou a Secretaria de Saúde.


Na primeira reunião com a direção do Iabas, na noite dessa segunda-feira, o comitê cobrou um plano imediato e concreto para a entrega das unidades, compra de equipamentos, contratação de pessoal e abertura de leitos. A organização se comprometeu a apresentar o plano até esta quarta-feira.


A Secretaria garantiu ainda que um novo cronograma sobre a inauguração dos hospitais de campanha será divulgado em breve.

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo