Governo do DF quer barrar atendimento a pacientes do Entorno com Covid-19

Ibaneis Rocha

Publicado em 14/05/2020 - 13:42 Por Dayana Víctor - Brasília

Deve ser publicado ainda nesta quinta-feira (14), o decreto do governador Ibaneis Rocha para barrar o tratamento de pacientes do Entorno do Distrito Federal diagnosticados com Covid-19, aqui na capital do país. Foi o que garantiu o governador em conversa com a Rádio Nacional.

 

A medida, segundo Ibaneis, é para garantir que a rede pública de saúde do Distrito Federal consiga atender a demanda de casos internos do novo coronavírus. Segundo a assessoria do governador, o DF já ofereceu testagem ao estado de Goiás e outras medidas para ajudar no combate à pandemia, mas não obteve sucesso.

 

Até o momento, o DF já registrou mais de três mil casos contaminados pela doença e 48 mortes. Desses, mais de 270 são pessoas do Entorno de Brasília ou de outros estados. Para atender todos os doentes, existem 514 leitos, sendo 314 de enfermaria e 232 de UTI. Agora, 87 pessoas estão nas unidades de terapia intensiva e outras 295 em leitos mais simples.

 

Entramos em contato com o governo de Goiás, onde fica a maior parte dos municípios do Entorno do DF, que afirmou ter mantido diálogo constante com o Secretário de Saúde do Distrito Federal, Francisco Araújo, no sentido de assistir à população do entorno, com UTI e apoio diagnóstico. O secretário de Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino, considera que deve haver algum mal-entendido, pois na próxima sexta-feira (15) seria assinado um termo de cooperação entre os dois estados.

 

Até o momento o executivo de Minas Gerais, onde também ficam municípios do entorno, não se posicionou em relação à medida restritiva de atendimento de pacientes da Covid-19 no DF. No Entorno do DF estão cidades goianas como Águas Lindas, a 50 quilômetros de Brasília, e município mineiros, como Unaí, a mais de 160 quilômetros.

Últimas notícias
Geral

Chuvas que atingem o Nordeste devem se intensificar no fim de semana

A informação é do Instituto Nacional de Meteorologia que emitiu alerta vermelho para o leste do Nordeste, onde as chuvas podem atingir de 150 a 200 milímetros por dia entre sexta-feira e domingo

Baixar arquivo
Geral

RJ: Polícia Civil agora afirma que foram 23 mortos na Vila Cruzeiro

A Polícia Civil informou que outros três mortos que chegaram ao Instituto Médico Legal eram, na verdade, de outra ocorrência no morro do Juramento, também na zona norte.

Baixar arquivo
Geral

Previsão do tempo: norte, nordeste e sul estão em alertas para chuvas

No norte, o aviso vale pros estados do Amapá e de Roraima, além do norte do Amazonas e do Pará. No sul é a chegada de uma frente fria que provocar chuva volumosa em grande parte do Rio Grande do Sul.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Rio recebe programa do Unicef para acolher crianças e adolescentes

Depois de São Paulo, Recife e Belém, o programa #AgendaCidadeUNICEF, chegou ao município do Rio de Janeiro. O lançamento aconteceu na Arena Carioca Jovelina Pérola Negra, na Pavuna.

Baixar arquivo
Segurança

Polícia Federal investiga morte de uma pessoa em ação da PRF

A Polícia Federal abriu inquérito para investigar a ação de policiais rodoviários federais envolvidos na abordagem que terminou com a morte de Genivaldo de Jesus Santos, no município de Umbaúba (SE)

Baixar arquivo
Educação

Censo Escolar vai revelar dados da educação pública e privada

Os responsáveis pelas unidades devem colocar as informações no Sistema Educacenso até o dia 1º de agosto. O resultado desta etapa vai ser divulgado no fim do ano.

Baixar arquivo