Governo do Rio apresenta plano de retomada gradual das atividades no estado

Flexibilização

Publicado em 21/05/2020 - 11:02 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

O governo do Rio de Janeiro apresentou um plano que prevê a retomada gradual da atividade econômica. O chamado Pacto Social pela Saúde e Economia estabelece três bandeiras: vermelha, amarela e verde para a flexibilização do isolamento social e o retorno da população à rotina.

 

Dois parâmetros servirão para balizar a retomada da economia fluminense: a evolução da curva de casos da doença e a taxa de ocupação de leitos em UTI nos hospitais públicos. Os ‘alertas’ serão feitos semanalmente, sempre às sextas-feiras, com base na análise de informações disponíveis.

 

Durante a apresentação do plano, nesta quarta-feira (20), o secretário de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais, Lucas Tristão, afirmou que é necessário dar alguma margem de previsibilidade, seguindo diretrizes sanitárias estabelecidas.

 

Com o Pacto, o estado estabelece bandeira vermelha quando a ocupação dos leitos de UTI for superior a 90%. A Bandeira Amarela será usada quando a taxa de ocupação de leitos de UTI estiver entre 70% e 90%. Já a Bandeira Verde remete a uma situação de normalização, que só se configurará quando houver taxa de ocupação de leitos de UTI inferior a 70% e evolução negativa de novos casos.

 

Os critérios objetivos foram distribuídos da seguinte forma: circulação de pessoas e veículos; economia; transporte Público; locais públicos de lazer e turismo; restaurantes, entre outros. No caso da Bandeira Vermelha, que é a situação atual no estado, a população deve seguir as restrições já definidas em decretos publicados no Diário Oficial.

 

Na Bandeira Amarela há maior flexibilização das medidas com a liberação do funcionamento de alguns serviços, como shoppings e academias e a ampliação da capacidade de funcionamento de restaurantes para 50%, sempre mantendo a distância de dois metros entre as mesas. Nesta mesma bandeira, o transporte público intermunicipal funciona sem restrições.

 

Já na Bandeira Verde, as restrições são suspensas. Neste cenário, locais turísticos e de lazer voltam a ser frequentados e todos os serviços restabelecidos, respeitando os protocolos de segurança e higiene.

Últimas notícias
Geral

Ministério da Justiça realiza leilão com artigos de luxo

Os lances iniciais variam entre R$ 1,5 mil; e mais de R$ 380 mil.

Baixar arquivo
Geral

Confira programação da Semana Santa no Rio

Missas, procissões, cerimônia do lava pés e espetáculo da Paixão de Cristo marcam, no Rio de Janeiro, a Semana Santa e o domingo de Páscoa, celebrados pela Igreja Católica.

Baixar arquivo
Geral

Semana Santa: aeroportos devem receber mais de 1,6 mi de passageiros

A expectativa é que o maior movimento seja no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, com previsão de 535 mil passageiros, em voos nacionais e internacionais. 

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira, a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo
Geral

História Hoje: Tradição do lava pés

O gesto do lava-pés na Quinta-feira Santa na tradição católica é profundamente simbólico, remontando ao próprio Jesus Cristo e sua demonstração de humildade diante de seus discípulos.

Baixar arquivo
Economia

Caixa vai oferecer em abril linhas de crédito do FGTS Futuro

Em abril, a Caixa Econômica Federal vai começar a oferecer linhas de crédito do FGTS Futuro.

Baixar arquivo