Hospitais filantrópicos e Santas Casas vão receber verba emergencial

Pandemia

Publicado em 06/05/2020 - 10:47 Por Ana Luísa Praser - Brasília

Hospitais filantrópicos, que atuam sem fins lucrativos, e Santas Casas de todo país, vão receber um repasse emergencial de até R$2 bilhões para ajudar no combate à pandemia da Covid-19. A verba, autorizada pelo presidente Jair Bolsonaro em lei publicada nesta quarta-feira (06), chegará à essas instituições por meio dos fundos de saúde estaduais, distrital e municipais. 

 

Todo o recurso deverá ser usado, obrigatoriamente, para a compra de medicamentos e produtos hospitalares, aquisição de equipamentos e na reforma e adaptação dos hospitais beneficiados para ampliar a oferta de leitos de UTI.

 

O dinheiro também poderá ser empregado para arcar com despesas extras, como a contratação e pagamento de profissionais de saúde necessários para atender o aumento da demanda. 

 

Em razão do estado de calamidade pública em que o país se encontra, a previsão é que o montante esteja disponível para essas instituições em até 15 dias. A forma como os valores serão divididos entre as unidades será definida pelo Ministério da Saúde e levará em consideração munícios que têm presídios instalados. 

 

O repasse, no entanto, não vai contabilizar a existência de pendências das entidades relacionadas a impostos e contribuições. 

 

Todas as beneficiadas terão os dados como razão social, CNPJ e unidade federativa em que se encontram ,divulgados pelo Ministério da Saúde e deverão prestar contas de como empregaram os recursos aos respectivos fundos de saúde.

Últimas notícias
Saúde

RJ: Casos de dengue aumentam 177% nos cinco primeiros meses deste ano

A capital fluminense concentra a maioria dos registros da doença, mas as regiões Noroeste e Norte apresentam alta transmissão, de acordo a Secretaria de Estado de Saúde.

Baixar arquivo
Economia

Ministério de Minas e Energia diz que estoque de diesel dura 38 dias

Se a importação desse combustível fosse suspensa, seria possível atender à demanda durante 38 dias, com esses estoques e a produção nacional.

Baixar arquivo
Economia

Eletrobras lança oferta de ações em mais um passo para privatização

A Eletrobras apresentou os documentos necessários para realizar a operação, com a qual a estatal espera movimentar mais de R$ 30 bilhões.

Baixar arquivo
Cultura

Começa o São João no Maranhão, a previsão é de 60 dias de festa

Os últimos meses foram de ensaios, muito trabalho nos ateliês dos grupos de Bumba Meu Boi e outras manifestações culturais do Maranhão.

Baixar arquivo
Economia

Pesquisa: mais de 20 milhões de pessoas poderiam trabalhar remotamente

Pesquisa do Ipea, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, divulgada nesta sexta-feira, estima que mais de 20 milhões de trabalhadores no Brasil estão em ocupações que poderiam ser realizadas remotamente.

Baixar arquivo
Geral

Brasil já registra 17 mil divórcios em cartórios neste ano

No ano passado, foram concluídas mais de 80 mil separações consensuais. Este é o maior número desde 2007, quando uma lei federal permitiu a formalização do divórcio diretamente em cartórios.

Baixar arquivo