A mortalidade pelo novo coronavírus subiu 18 vezes no mês entre jovens de São Paulo, de acordo com dados da Secretaria Estadual da Saúde. Em balanço publicado nesse final de semana, o número de vítimas fatais com menos de 60 anos subiu de 37 em 4 de abril para 693 nesse último domingo, 3 de maio. Até agora, o estado registrou cerca de dois mil e 600 óbitos.
Para o infectologista Luis Fernando Waib, a alta no número de vítimas jovens pode ser explicada pela subnotificação de casos de Covid-19. Isto é, há muito mais casos da doença no país do que os números oficiais e consequentemente há mais mortes.
Nos hospitais de São Paulo há nove mil e 100 pacientes internados, sendo mais de três mil e 500 em UTI e mais de cinco mil e quinhentos em enfermarias. No estado, há em torno de 31 mil casos confirmados da doença.
E para tentar barrar a propagação da pandemia, a prefeitura de São Paulo começou nesta segunda-feira (04) o bloqueio de vias entre as 7h e 9h da manhã, em quatro grandes avenidas da cidade: a Moreira Guimarães, na zona Sul, a Santos Dumont, na zona Norte, a Radial Leste-Oeste, na zona Leste e a avenida Francisco Morato, na Zona Oeste.
A medida visa aumentar a taxa de isolamento social que em dias da semana tem ficado abaixo dos 50%. Além disso, a prefeitura também afirmou que caso esses bloqueios não surtam efeito, mais vias serão bloqueadas e o horário será estendido para o dia inteiro.