logo Radioagência Nacional
Saúde

Covid-19: Ceará aumenta capacidade de atendimento com hospitais de campanha no interior

Hospitais de campanha
Baixar
Anna Luisa Praser
03/06/2020 - 13:28
Brasília

Quixeramobim, no Ceará, município a 214 quilômetros da capital, Fortaleza, ganhou um hospital de campanha para reforçar a luta contra a Covid-19. A nova unidade, construída ao lado do Hospital Regional Sertão Central, contará com 40 novos leitos.

 

Com mais de 53 mil casos confirmados, o estado tem investido para ampliar a oferta de vagas com a destinação de recursos para a saúde em outros 21 municípios.

 

Um deles é Juazeiro do Norte, distante quase 500 quilômetros da capital cearense, que, além do hospital de referência, contará com uma unidade de suporte que ampliará a oferta já a partir dessa semana, em mais de 30 leitos, sendo seis deles com respirador.

 

Outros estados brasileiros também têm criado estratégias para ampliar o atendimento às vítimas do novo coronavírus. Rondônia, por exemplo, que registra pouco mais de 5,4 mil casos confirmados, está nos ajustes finais para entregar o hospital de campanha do estado, localizado na capital, Porto Velho.

 

O hospital foi construído a partir da compra de um estabelecimento particular de saúde. Inicialmente, a previsão era de que os 80 leitos prometidos já estivessem em funcionamento no dia 22 de maio, mas a unidade ainda passa por adaptações para atender à população. O investimento para essa unidade foi de R$ 12 milhões.

 

A capital federal também trabalha para ampliar a oferta de atendimento. Mesmo sob investigação de fraude nos contratos, o primeiro hospital de campanha do DF, construído no estádio Mané Garrincha, com capacidade para 177 leitos, começou a funcionar no último dia 22 de maio.

 

Além desses, o Distrito Federal trabalha em outras duas unidades de campanha – uma que custará em torno de R$ 6 milhões e será construída dentro do complexo penitenciário da Papuda e outro em Ceilândia, cidade a cerca de 33 quilômetros de Brasília.

 

E Águas Lindas, município goiano do entorno do Distrito Federal, também contará com os serviços de um hospital de campanha ainda essa semana. Com inauguração prevista para a próxima sexta-feira (5), deve iniciar as atividades com 10 leitos de UTI com ventiladores. A capacidade do hospital é para 200 leitos.

x