DF decreta ­estado de calamidade pública e suspende cirurgias mais simples até 10 de julho

Falta de leitos para Covid-19

Publicado em 29/06/2020 - 15:52 Por Dayana Vitor - Brasília

No início de junho, o Distrito Federal tinha pouco mais 10 mil casos e 170 mortes pela Covid-19. Agora no fim do mês, já são quase 45 mil confirmações e mais de 500 óbitos. A ocupação de leitos de UTI para esses casos só aumenta. Atualmente, quase 70% já estão com pacientes.

 

O cenário fez o governo local decretar nesta segunda-feira (29) estado de calamidade pública enquanto durar a pandemia. Mas o que isso significa? Na prática, o documento é um pedido de socorro ao governo federal por mais materiais e recursos na luta contra o novo coronavírus.

 

Com isso, o DF pode ter acesso a mais verbas do Ministério do Desenvolvimento, e destinar recursos que não estavam previstos para o combate à pandemia, descumprindo a Lei de Responsabilidade Fiscal de 2020.

 

Para aumentar a quantidade de leitos de UTI para casos da Covid-19, as cirurgias que não são de urgência foram suspensas até 10 de julho. Apenas procedimentos oncológicos, cardiovasculares e transplantes vão continuar; os demais deverão ser remarcados. A expectativa é que a medida garanta mais 14 leitos de UTI para atendimentos de pacientes com Covid-19.

 

Outra mudança no combate à pandemia no DF já está em vigor. Agora, os testes para detectar o novo coronavírus são realizados em qualquer posto de saúde, não mais em unidades drive thru. Mas a governo local pede que apenas as pessoas com sintomas façam os exames. Os assintomáticos devem ficar em casa, em isolamento.

Últimas notícias
Saúde

INCA defende aumento de impostos sobre bebidas alcoólicas

O INCA, Instituto Nacional de Câncer, divulgou posicionamento defendendo o aumento de impostos sobre as bebidas alcoólicas, como medida para reduzir o surgimento de novos casos de câncer no país.

Baixar arquivo
Saúde

Doses atualizadas da vacina contra covid-19 chegam na próxima semana

O Ministério da Saúde informou que novas doses da vacina contra a covid-19 devem chegar na próxima semana e serão distribuídas aos estados. Os imunizantes que vão chegar estão atualizados contra a variante XBB.

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo