Fiocruz retoma projeto com bactéria Wolbachia para combate à dengue, zyka e chikungunya

Aedes aegypti com Wolbachia

Publicado em 22/06/2020 - 17:38 Por Cristiane Ribeiro - Rio de Janeiro

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) retomou nesta segunda-feira (22) o programa de liberação de mosquitos Aedes aegypti com a bactéria Wolbachia, que os impede de transmitir a dengue, a zika e a chikungunya.

 

O programa estava suspenso há três meses por causa da pandemia do novo coronavírus e a retomada será gradual, começando pelos bairros de Ramos, Olaria e Bonsucesso, na zona norte da capital fluminense. As liberações vão durar 16 semanas, sempre no período da manhã e por meio do veículo identificado como “Saúde Fiocruz”.

 

Os mosquitos que carregam a Wolbachia vão se reproduzir com os Aedes aegypti que já estão no ambiente e criar uma nova geração com a bactéria, que impede o desenvolvimento do vírus da dengue, da zika, chikungunya e também da febre amarela.

 

O pesquisador da Fiocruz e líder do método Wolbachia no Brasil, explica que a bactéria é muito comum na natureza e que não faz mal à saúde. Mas destaca a importância de não se descuidar das ações de prevenção à proliferação do mosquito.

 

O projeto está em 12 países e no Brasil começou por Niterói, há cinco anos, onde dados preliminares apontam a redução de 75% nos casos de chikungunya. Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, Belo Horizonte, em Minas, e Petrolina, em Pernambuco, também já recebem o projeto.

 

A Secretaria de estado de Saúde informou que de janeiro, até o último dia 16 de junho, foram notificados em todo o estado 3.964 casos de dengue e uma morte; 100 casos de zika e 3.322 de chikungunia, com uma morte. No mesmo período do ano passado, foram confirmados 26.493 casos de dengue; 1079 de zika e 69.017 de chikungunya, com 19 mortes.

 

Sobre a febre amarela, a Secretaria de estado de Saúde diz que nenhum caso da doença foi registrado em 2019 e neste ano.

Últimas notícias
Geral

Rio anuncia investimentos nas comunidades do Jacarezinho e Muzema

Serão investidos cerca de R$ 500 milhões nas duas comunidades, que foram escolhidas com base no índice de criminalidade e no número de habitantes, que passa dos 40 mil.

Baixar arquivo
Cultura

Rio e São Paulo adiam desfile de carnaval para feriado de Tiradentes

A decisão de adiar os desfiles das escolas de samba de fevereiro para abril foi tomada pelos prefeitos do Rio, Eduardo Paes e de São Paulo, Ricardo Nunes, em reunião virtual nessa sexta-feira.

Baixar arquivo
Geral

Código de Trânsito Brasileiro completa 24 anos

Criado em 1997 ele passou a vigorar no ano seguinte. Esse conjunto de normas sofreu várias atualizações desde a sua criação e algumas delas são bem fresquinhas e passam a valer em abril deste ano.

Baixar arquivo
Saúde

Saúde faz ação na região Norte para incentivar vacinação contra covid

Sete cidades da região norte foram alvo de uma campanha de vacinação e testagem da covid 19, neste sábado. Equipes do Ministério da Saúde percorreram esses locais para incentivar a população a procurar as unidades básicas de saúde para concluir o esquema vacinal e tomar as doses de reforço.

Baixar arquivo
Economia

Orçamento da União de 2022 é sancionado com vetos de R$ 3 bilhões

O Orçamento da União de 2022 foi sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro, no fim do dia desta sexta-feira. A publicação vai sair no Diário Oficial da União, no próximo dia 24, segunda-feira.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Universo: telescópio James Webb chega ao espaço pronto para revolução

A Nasa lançou o novo telescópio espacial James Webb há quase um mês, no Dia de Natal. Mas só neste domingo, 23 de janeiro, ele deve chegar ao local em que vai ficar no espaço. 

Baixar arquivo