Médico Fernando Ferry deixa Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro

Pandemia

Publicado em 22/06/2020 - 12:00 Por Raquel Júnia - Rio de Janeiro

O estado do Rio de Janeiro troca pela segunda vez o titular da Secretaria de Saúde, em plena pandemia do coronavírus. Anunciado nesta segunda-feira (22), o coronel do Corpo de Bombeiros Alex Bousquet foi indicado para o posto no mesmo dia em que o médico Fernando Ferry anunciou que vai pedir demissão do cargo, que ocupou por pouco mais de um mês.

 

Em vídeo enviado a TV Globo, Ferry afirma que tentou resolver  o que chamou de "graves problemas", agradeceu ao governador Wilson Witzel pela oportunidade e pediu desculpas à população por deixar o posto.

 

Fernando Ferry assumiu a Secretaria de Saúde no dia 17 de maio, no lugar de Edmar Santos, exonerado em meio às investigações sobre contratos superfaturados, envolvendo a compra de equipamentos para combate à Covid-19 no estado, e irregularidades na construção dos hospitais de campanha. Ferry era diretor do Hospital Universitário Gafrée e Guinle, da Unirio, até assumir a secretaria.

 

Segundo o governo do estado, o novo secretário,Alex Bousquet atua há 20 anos no Corpo de Bombeiros, é especialista em terapia intensiva e foi diretor do Instituto de Assistência aos Servidores do Estado do Rio de Janeiro, o Iaserj.

 

O anúncio da saída de Ferry acontece menos de uma semana depois de mais uma prisão de um integrante da pasta da saúde. Na semana passada foi detido o Superintendente Carlos Frederico Duboc, ordenador de despesas da secretaria de Saúde, em uma nova fase da operação Mercadores do Caos, que investiga a compra de respiradores superfaturados.
 

Em uma fase anterior da operação,  a Polícia também prendeu os ex-ocupantes de cargos importantes na pasta já no contexto da pandemia, Gabriell Neves e Gustavo Borges, suspeitos de participação nas fraudes, além de empresários envolvidos no esquema.

 

O Rio de Janeiro registrou até este domingo (21) 96.133 casos confirmados e 8.875 mortes por coronavírus. Em comparação a sexta-feira (19), foram 2.755 novos registros de Covid-19 e 280 óbitos que tiveram a causa confirmada e entraram no sistema no final de semana.

Últimas notícias
Educação

Bahia: "Bora Checar" vai capacitar estudantes no combate as fake news

Alunos do ensino médio de comunidades indígenas, quilombolas e ribeirinhos no estado da Bahia estão aprendendo uma série de ferramentas para lidar com o combate às chamadas fake news. 

Baixar arquivo
Geral

Mais da metade da população é a favor do Horário de Verão

A pesquisa ouviu 3 mil pessoas e quase 55% dos entrevistados veem com bons olhos a mudança nos relógios em 2024.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Governo federal vai liberar R$ 500 milhões para enfrentamento ao fogo

O governo federal anunciou, nesta terça-feira, uma série de medidas para combate aos incêndios no país. A primeira será a liberação de R$ 500 milhões para o enfrentamento ao fogo.

Baixar arquivo
Justiça

Júri popular vai julgar dois acusados pelo assassinato de Bruno e Dom

Tribunal Regional Federal da Primeira Região, em Brasília, retirou as acusações contra Oseney por falta de provas nos assassinatos do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips. 

Baixar arquivo
Esportes

Campanha Histórica: Lula recebe paratletas no Palácio do Planalto

A campanha do Brasil nas Paralimpíadas de Paris foi histórica, com o quinto lugar no quadro de medalhas.

Baixar arquivo
Internacional

Série de explosões no Líbano mata 8 pessoas e deixa 2.800 feridos

Líbano: No Líbano, uma série de explosões simultâneas matou oito pessoas e deixou mais de 2.800 feridas. Entre as vítimas estão integrantes do Hezbollah, que culpou Israel pelos ataques e prometeu vingança. Uma câmera flagrou o momento em que a bolsa de um homem explode.

Baixar arquivo