Brasil tem 1,497 milhão de casos de Covid-19; número pode ser até 6 vezes maior

Covid-19

Publicado em 02/07/2020 - 22:10 Por Victor Ribeiro - Brasília

O Brasil registrou 1.252 novas mortes causadas pela Covid-19, num total de 61.884 vítimas da doença. O balanço do Ministério da Saúde teve ainda 48.105 novos casos, o que aumentou para 1,497 milhão a quantidade de pessoas infectadas.


E este número de contaminados pode ser até seis vezes maior. Essa é uma das conclusões preliminares de um estudo financiado pelo ministério e conduzido pela Universidade Federal de Pelotas. É o que o coordenador da pesquisa e reitor da universidade, Pedro Hallal, chama de iceberg - porque a parte visível é bem menor que o conjunto.


O estudo da Universidade Federal de Pelotas é um dos maiores do mundo. Foi feito a partir da aplicação de testes rápidos em 89.397 pacientes, moradores de 133 cidades que são pólos regionais. Os dados foram coletados em três etapas: de 14 a 21 de maio, do dia 4 ao dia 7 de junho e de 21 a 24 de junho. E a incidência da doença acelerou entre as duas primeiras fases, e cresceu de maneira mais lenta entre a segunda e a terceira.


Dois resultados chamaram a atenção dos pesquisadores. Um deles mostra que quase todos os pacientes apresentam sintomas. Somente 9% estavam infectados e assintomáticos. Os outros 91% tiveram sintomas. Os mais comuns são alterações nos sentidos do olfato e do paladar, dor de cabeça e febre.


O outro resultado que se destacou foi que as crianças podem ser infectadas pelo novo coronavírus tanto quanto os adultos. A pesquisa também concluiu que homens e mulheres têm chances iguais de se contaminar. O que faz diferença é a classe social: uma pessoa mais pobre tem, em média, o dobro de chance de se contaminar que uma pessoa mais rica.


O pesquisador Pedro Hallal declarou que só considera seguro flexibilizar as medidas de distanciamento social quando a curva de contaminação estiver em queda.


O secretário-executivo do Ministério da Saúde, Elcio Franco, reforçou que isso tudo precisa ser levado em consideração por prefeitos e governadores que autorizarem a reabertura de atividades econômicas e a volta às aulas.


Nessa quinta-feira, o Ministério da Saúde liberou R$ 11,3 bilhões para os municípios e R$ 2,5 bilhões para os estados usarem no enfrentamento à Covid-19.


Já sobre os medicamentos usados para intubar pacientes em situação mais grave, o ministério começou a repassar às secretarias de saúde as primeiras 335 mil unidades de remédio. Um levantamento das secretarias feito no mês passado mostrou que pelo menos 22 tipos de sedativos, analgésicos e bloqueadores neuromusculares estavam em falta nos estados e no Distrito Federal.

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo