Comunidades quilombolas têm mais de três mil casos de Covid-19 e 138 óbitos

Quilombolas

Publicado em 30/07/2020 - 23:04 Por Renata Martins - Brasília

Entre os quilombolas que vivem nas cerca de seis mil comunidades identificadas, já há confirmação de 3.467 casos da Covid-19 e 138 mortes em decorrência do coronavírus. Os dados são do Observatório da Covid-19 nos Quilombos, da CONAQ – a Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas, em parceria com o Instituto Socioambiental. Para Biko Rodrigues, Coordenador-executivo da CONAQ, com o avanço dos casos no interior do Brasil a situação tende a se agravar.

 

Rejane de Oliveira mora no quilombo de Maria Joaquina, área rural do município de Cabo Frio, no Rio de Janeiro. Ela, as filhas e o pai foram infectados. Rejane perdeu a avó para a Covid-19. a Dona Uia, considerada uma das mais importantes figuras quilombolas do estado. Ela relata a dificuldade de acesso aos serviços de saúde. Segundo Rejane, das 400 pessoas que vivem na comunidade, 35 tiveram sintomas da Covid-19, mas apenas seis conseguiram fazer o teste.


Para o coordenador-executivo da CONAQ, Biko Rodrigues, a pandemia escancarou a falta de acesso das comunidades quilombolas às políticas públicas. O quilombo Maria Joaquina ainda não é regularizado. Segundo Rejane, após a pandemia a comunidade se sente ainda mais vulnerável.


A crise do coronavírus paralisou as atividades econômicas dos quilombos, já que muitas comunidades trabalham com turismo, artesanato e agricultura e perderam a fonte de renda e com isso precisaram recorrer ao auxilio emergencial. Mas Biko destaque que o que parece comum, como um celular, é uma realidade distante para muitos quilombolas.


A Coordenação Nacional das Comunidades Rurais Quilombolas tenta derrubar, no Congresso Nacional, os vetos do presidente Jair Bolsonaro ao projeto de lei que estabelece ações para combater o avanço da Covid-19 entre indígenas, quilombolas e demais comunidades tradicionais.


Segundo o coordenador executivo da Conaq, entre os temas priorizados, que devem retornar ao texto da lei, está o que prevê medidas como a visita de equipes multiprofissionais de saúde treinadas para enfrentamento do novo coronavírus.

 

O Ministério de Direito Humanos informou que está efetivando as ações para quilombolas por meio do Plano de Contingência para Pessoas Vulneráveis. O plano já distribuiu 289 mil cestas básicas a comunidades e povos tradicionais.

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo