A confiança dos brasileiros no trabalho dos médicos cresceu durante a pandemia da Covid-19. Antes do surto, 24% da população acreditava na atuação desses profissionais. Agora, são 35% das pessoas. Os médicos são os profissionais em que a população mais confia, seguidos por professores, com 21% de aprovação, e dos bombeiros, com 11%.
Esses são os principais dados da pesquisa do Conselho Federal de Medicina, divulgada nesta terça-feira, a respeito da confiança dos brasileiros sobre a atuação de alguns profissionais. O estudo ainda revelou que os políticos tem a pior imagem junto aos entrevistados.
O conselheiro do CFM por Goiás, Salomão Rodrigues, explica alguns dos motivos para a maior credibilidade do trabalho dos médicos.
As mulheres são as que mais confiam nos médicos, e as pessoas a partir de 45 anos que possuem nível de ensino fundamental. A boa imagem da categoria também é maior entre os que ganham até dois salários mínimos, segundo o estudo do CFM.
Além da confiança, a pesquisa também analisou a percepção dos brasileiros sobre o trabalho dos médicos no enfrentamento à pandemia da Covid-19. Na opinião de 77% dos entrevistados, a atuação é ótima ou boa. Já outros 17% consideram regular e apenas 6% ruim ou péssima.
O conselheiro do CFM, Salomão Rodrigues, esclarece que isso se deve ao fato de muitos se arriscarem para combater a doença.
Apesar da boa avaliação do trabalho dos médicos, quase metade dos entrevistados acredita que o trabalho da categoria não recebe a valorização que merece. Outros 65% entendem que a atuação desses profissionais é prejudicada pela falta de infraestrutura.
O levantamento ouviu 1.511 pessoas por telefone em todas as regiões do país.




