Confiança de brasileiros em médicos cresce durante a pandemia, segundo pesquisa

Pesquisa CFM

Publicado em 21/07/2020 - 16:09 Por Dayana Vítor - Brasília

A confiança dos brasileiros no trabalho dos médicos cresceu durante a pandemia da Covid-19. Antes do surto, 24% da população acreditava na atuação desses profissionais. Agora, são 35% das pessoas. Os médicos são os profissionais em que a população mais confia, seguidos por professores, com 21% de aprovação, e dos bombeiros, com 11%.

 

Esses são os principais dados da pesquisa do Conselho Federal de Medicina, divulgada nesta terça-feira, a respeito da confiança dos brasileiros sobre a atuação de alguns profissionais. O estudo ainda revelou que os políticos tem a pior imagem junto aos entrevistados.


O conselheiro do CFM por Goiás, Salomão Rodrigues, explica alguns dos motivos para a maior credibilidade do trabalho dos médicos.


As mulheres são as que mais confiam nos médicos, e as pessoas a partir de 45 anos que possuem nível de ensino fundamental. A boa imagem da categoria também é maior entre os que ganham até dois salários mínimos, segundo o estudo do CFM.


Além da confiança, a pesquisa também analisou a percepção dos brasileiros sobre o trabalho dos médicos no enfrentamento à pandemia da Covid-19. Na opinião de 77% dos entrevistados, a atuação é ótima ou boa. Já outros 17% consideram regular e apenas 6% ruim ou péssima.


O conselheiro do CFM, Salomão Rodrigues, esclarece que isso se deve ao fato de muitos se arriscarem para combater a doença.


Apesar da boa avaliação do trabalho dos médicos, quase metade dos entrevistados acredita que o trabalho da categoria não recebe a valorização que merece. Outros 65% entendem que a atuação desses profissionais é prejudicada pela falta de infraestrutura.


O levantamento ouviu 1.511 pessoas por telefone em todas as regiões do país.

Últimas notícias
Geral

Celular ao volante é foco de operação da PRF na Semana Santa

O objetivo é garantir segurança nas estradas, prevenir acidentes e fiscalizar condutas irregulares dos motoristas.

Baixar arquivo
Geral

Defesa de Bolsonaro rechaça teoria sobre pedido de asilo à Hungria

A defesa afirmou que não existia nenhuma preocupação com a possibilidade de uma prisão preventiva e que seria contraditório alegar que a visita a embaixada de um país estrangeiro configurasse um pedido de fuga.

Baixar arquivo
Geral

Espetáculos a céu aberto encenam a Paixão de Cristo por todo Brasil

Uma das apresentações mais conhecidas do país acontece na cidade-teatro de Nova Jerusalém, no município do Brejo da Madre de Deus, no agreste pernambucano.

Baixar arquivo
Geral

IBGE: Brasil registra o menor número de nascimentos em 45 anos

O número de nascidos caiu pelo quarto ano seguido. A maior queda foi no Nordeste. Somente Santa Catarina e Mato Grosso apresentaram aumento no registro de nascimentos. 

Baixar arquivo
Economia

Mais de 306 mil vagas de empregos foram criadas em fevereiro

Os números foram divulgados pelo Caged – Cadastro geral de Empregados e Desempregados, e representa um crescimento de 21% em relação ao mesmo período do ano passado. Salário médio ficou em torno de R$ 2 mil.

Baixar arquivo
Geral

Submarino Tonelero é lançado em cerimônia com Lula e Macron

Os presidentes celebraram parceria entre Brasil e França e a troca de conhecimento entre os dois países.

Baixar arquivo