Defesa envia profissionais de saúde e medicamentos para atender indígenas no MT
Vinte e quatro profissionais de saúde das Forças Armadas de Curitiba, Rio de Janeiro e de Brasília vão atender indígenas da etnia Xavante, que vivem em aldeias no entorno dos Polos Bases de São Marcos e Campinápolis. Os Polos fazem parte do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Xavante, no município de Barra do Garças, em Mato Grosso.
O atendimento é uma continuidade às ações de combate à pandemia da Covid-19 e a primeira fase da Missão Xavante. São médicos clínicos gerais, ginecologistas, obstetras, infectologistas, pediatras, enfermeiros e técnicos de enfermagem, que vão reforçar o atendimento realizado pelas Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena do DSEI Xavante.
O Secretário de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto do Ministério da Defesa, General Manoel Luiz Narvaz, destaca a importância da ação para essas comunidades indígenas.
Nessa primeira fase, que vai até domingo (01/08), a estimativa é atender cerca de nove mil indígenas. Mais de três toneladas de insumos de saúde serão transportados para as aldeias Xavante. Na carga estão medicamentos, Equipamentos de Proteção Individual e testes para Covid-19 enviados pelo Ministério da Saúde.
Todos os integrantes da missão fizeram testes para a Covid-19 e só embarcaram os com diagnóstico negativo para o coronavírus. As próximas etapas estão previstas para 3 a 9 de agosto, na área do Polo Base Sangradouro, e de 10 a 16 de agosto, no Polo Base Marãiwatséde do DSEI Xavante.