Defesa envia profissionais de saúde e medicamentos para atender indígenas no MT

Indígenas Xavante

Publicado em 28/07/2020 - 20:31 Por Deogracia Pinto - Brasília

Vinte e quatro profissionais de saúde das Forças Armadas de Curitiba, Rio de Janeiro e de Brasília vão atender indígenas da etnia Xavante, que vivem em aldeias no entorno dos Polos Bases de São Marcos e Campinápolis. Os Polos fazem parte do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Xavante, no município de Barra do Garças, em Mato Grosso.

 

O atendimento é uma continuidade às ações de combate à pandemia da Covid-19 e a primeira fase da Missão Xavante. São médicos clínicos gerais, ginecologistas, obstetras, infectologistas, pediatras, enfermeiros e técnicos de enfermagem, que vão reforçar o atendimento realizado pelas Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena do DSEI Xavante.

 

O Secretário de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto do Ministério da Defesa, General Manoel Luiz Narvaz, destaca a importância da ação para essas comunidades indígenas.

 

Nessa primeira fase, que vai até domingo (01/08), a estimativa é atender cerca de nove mil indígenas. Mais de três toneladas de insumos de saúde serão transportados para as aldeias Xavante. Na carga estão medicamentos, Equipamentos de Proteção Individual e testes para Covid-19 enviados pelo Ministério da Saúde.

 

Todos os integrantes da missão fizeram testes para a Covid-19 e só embarcaram os com diagnóstico negativo para o coronavírus. As próximas etapas estão previstas para 3 a 9 de agosto, na área do Polo Base Sangradouro, e de 10 a 16 de agosto, no Polo Base Marãiwatséde do DSEI Xavante.

Últimas notícias
Segurança

Polícia Civil do Pará investiga a morte da juíza Mônica Maria Andrade

A juíza foi encontrada morta dentro de um carro no estacionamento de um prédio em Belém, na manhã desta terça-feira.

Baixar arquivo
Justiça

TSE e Telegram formalizam parceria de enfrentamento a desinformação

O Tribunal Superior Eleitoral e o aplicativo de mensagens Telegram formalizaram nesta terça-feira parceria para o enfrentamento da desinformação.

Baixar arquivo
Política

70 anos: promulgada emenda que amplia idade de nomeação de magistrados

O Congresso Nacional promulgou nessa terça-feira a Emenda à Constituição que aumenta de 65 para 70 anos, a idade máxima para nomeação em tribunais superiores.

Baixar arquivo
Economia

Câmara decide manter isenção para indústria química e petroquímica

O fim da isenção estava previsto para ocorrer de forma gradual até 2025. Porém, no final do ano passado o governo editou uma Medida Provisória acabando com a isenção já neste ano. Com isso, o governo esperava aumentar a arrecadação em mais de  R$ 1,5 bilhão em três anos.

Baixar arquivo
Geral

Podcast Entrevista é Nacional: recompensa para os bons motoristas

A proposta da criação do Cadastro Positivo pretende incentivar o bom comportamento ao volante e deve ser implementada em breve, ouça os detalhes no podcast Entrevista é Nacional.

Baixar arquivo
Geral

Três sistemas do Ministério da Saúde sofrem tentativa de ataque hacker

A pasta informou que o DataSUS identificou a tentativa de ataque hacker e para resguardar as informações optou pela interrupção temporária das plataformas para manutenção. Foram atingidos o ConecteSUS, o e-SUS e o Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações.

Baixar arquivo