Dia Mundial de Luta contra Hepatites Virais: saiba como se prevenir

Doença silenciosa

Publicado em 28/07/2020 - 10:00 Por Kariane Costa - Brasília

A professora Gilsa Santana, 53 anos, foi diagnosticada com hepatite C quando participava de uma ação de testagem.


Uma doença silenciosa, sem sintomas e que pode levar décadas até ser descoberta.


Hoje, 7 em cada 10 brasileiros com hepatite não sabem que estão infectados. A hepatite C é uma inflamação do fígado, doença grave, e se não for tratada pode evoluir para cirrose ou câncer.


A boa notícia é que o diagnóstico é simples e rápido, por meio de exame de sangue. Outra boa notícia é que a hepatite C tem cura, como explica a especialista em doenças do aparelho digestivo e hepatologista, a médica Daniela Louro.


Já outros tipos de hepatite podem apresentar os primeiros sinais na fase inicial. Existem cinco tipos da doença; no Brasil, as mais frequentes são a A, B e C . Febre, olhos amarelados, manchas na pele e vômito são alguns dos sinais de que algo está errado com o fígado, segundo o médico Paulo Abraão, professor da Universidade Federal de São Paulo e membro da Sociedade Brasileira de infectologia.

 

Cada tipo de hepatite tem uma forma de contágio diferente. A hepatite A é transmitida por água contaminada, por exemplo. O especialista Paulo Abraão detalha a forma de contágio mais comum em cada tipo da doença.

 

A maioria dos pacientes não sabe onde se infectou. É o caso de João Silveira de 41 anos, nome fictício, que descobriu uma hepatite B já em estado avançado.

 

Para evitar casos como esses é preciso investir em políticas públicas e informar a população sobre o perigo e os impactos da doença. É o que afirma a médica Daniela Louro, que lidera campanhas em locais públicos para o diagnóstico rápido.

 

A meta do Ministério da Saúde é eliminar a hepatite viral até 2030. No ano passado, foram realizados mais de 48 mil tratamentos pela rede pública, com uma taxa de sucesso próxima a 100%.


As hepatites A e B podem ser evitadas com vacinas. Elas são seguras e eficazes. Ainda não há vacina para a hepatite C, mas assim como a hepatite B existe o tratamento de forma gratuita pelo SUS e com uma alta taxa de recuperação.


A orientação dos especialistas é: peça ao seu médico um exame para o diagnóstico precoce, ele pode salvar sua vida.

 

*Produção de Rosemary Cavalcante

Últimas notícias
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

OAB alerta para o aumento de violência patrimonial contra idosos

Segundo o Estatuto da Pessoa Idosa, o ato de receber ou desviar bens, dinheiro ou benefícios de pessoas com 60 anos ou mais pode ser punido com multa e pena de reclusão de um a quatro anos. 

Baixar arquivo
Geral

MPF quer embargo da obra que instala tirolesa no Pão de Açúcar

O projeto, autorizado pelo Iphan, prevê a instalação de uma tirolesa que liga o Pão de Açúcar e à Urca, cartão postal do Rio de Janeiro. 

Baixar arquivo