SUS inclui tratamento com biofármaco de estímulo ao hormônio do crescimento fornecido pela Fiocruz

Hormônio do crescimento

Publicado em 16/07/2020 - 11:48 Por Cristiane Ribeiro - Brasília

O Sistema Único de Saúde (SUS) começou, nesta semana, a distribuição aos estados de somatropina, fornecida pelo laboratório Bio-Manguinhos, da Fiocruz. A tecnologia do hormônio do crescimento humano está sendo incorporada ao laboratório público por meio de uma parceria com o laboratório nacional privado Cristália, assinada no início deste ano.

 

A somatropina é o primeiro medicamento biossimilar, que é um produto biológico fabricado a partir de um organismo vivo, como células de bactérias aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

 

A produção nacional, distribuída de graça, vai facilitar o acesso aos pacientes que têm deficiência do hormônio do crescimento humano. Além de acabar com a necessidade de importação do insumo farmacêutico, o medicamento representa uma importante conquista para a ciência do país, como explica o gerente de Marketing e Novos Negócios de Bio-Manguinhos, Hugo Defendi.

 

Defendi destacou que a parceria com o laboratório Cristália possibilitou a centralização da compra do medicamento pelo Ministério da Saúde e que a expectativa para o próximo ano é  produzir 5,6 milhões frascos.

 

A somatropina é indicada para crianças com a deficiência do hormônio do crescimento e também para mulheres com baixa estatura, a chamada Síndrome de Turner.

 

 

* O áudio foi substituído às 12h56 de 17/07/2020 para correção de informação. Diferentemente do que foi informado anteriormente, o biofármaco não é produzido, mas, sim, fornecido pela Fiocruz. A tecnologia ainda está em processo de incorporação pela fundação. O título também foi alterado.

Últimas notícias
Cultura

Escola de samba Portela se torna patrimônio imaterial e cultural

A maior campeã da história do Carnaval carioca, com 22 títulos, a Portela se tornou patrimônio imaterial e cultural do estado do Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Saúde

Surto de gripe no RJ lota unidades de pronto atendimento

Para especialistas, a baixa cobertura vacinal contra a gripe, nos dois anos de pandemia de coronavírus, fez com que a doença ganhasse espaço. Agora, com a circulação do vírus da gripe, o que se vê são pessoas relatando sinais de febre e dor no corpo.

Baixar arquivo
Saúde

Governo vai passar a exigir quarentena para viajantes não vacinados

De acordo com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, após o período de quarentena definido, os viajantes deverão apresentar um teste do tipo PCR negativo.

Baixar arquivo
Economia

Empregadores devem quitar parcelas suspensas do FGTS até hoje

Devem ser pagas todas as parcelas em aberto e, para evitar o acréscimo de encargos e multa, a Caixa alerta que a quitação deve ser feita dentro do prazo. A falta do recolhimento impede o empregador de emitir o Certificado de Regularidade do FGTS.

Baixar arquivo
Economia

Cepal aponta recuperação do comércio na América Latina e Caribe no ano

Essa recuperação, no entanto, não será igual em todos os países da América Latina e do Caribe, por causa das incertezas provocadas pela pandemia do novo coronavírus.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Governo assina contratos de concessão do 5G

Além de deixar a velocidade da internet cerca de 100 vezes mais rápida em comparação ao 4G, a tecnologia é capaz de integrar pessoas e objetos - a chamada tecnologia das coisas.

Baixar arquivo