Voluntários dos testes de vacina chinesa contra Covid-19 recebem 1ª dose nesta terça

Vacina chinesa

Publicado em 20/07/2020 - 16:16 Por Eliane Gonçalves - São Paulo

Vacina chinesa contra o coronavírus começa a ser testada a partir dessa terça-feira (21) no Brasil. Vinte mil doses da vacina, que está sendo desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac, chegaram na madrugada desta segunda-feira (20) a São Paulo. Nesta terça-feira (21), 890 profissionais de saúde que se inscreveram como voluntários no teste da vacina vão receber a primeira dose do imunizante.

 

Na cidade de São Paulo, o centro de pesquisa responsável por acompanhar esses voluntários é o Hospital das Clínicas. O infectologista Esper Kallas explicou como vai ser a pesquisa. Cada voluntário vai receber duas doses da vacina e vai ter que informar diariamente os pesquisadores sobre sua situação de saúde.

 

Além do Hospital das Clínicas, outros 11 centros de pesquisa, no Distrito Federal e em outros 4 estados, Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais, Rio de Janeiro. Ao todo, 9 mil voluntários vão participar da terceira e última etapa de testes da vacina.

 

A coordenação geral da pesquisa no Brasil é do Instituto Butantan. Segundo o diretor do Instituto, Dimas Covas, a expectativa é de que até setembro seja possível concluir a primeira etapa da pesquisa e, se comprovada a eficácia, já no começo do ano que vem, será possível ter acesso à vacina.

 

A notícia chega no mesmo dia em que saíram resultados positivos da segunda fase de testes da vacina que está sendo desenvolvida pela universidade britânica de Oxford, que também vai ser testada no Brasil. Os resultados comprovaram a segurança e a capacidade de imunização da vacina britânica. No Brasil, a pesquisa da vacina de Oxford está sendo coordenada pela Fiocruz e pela rede D’or de hospitais privados.

Últimas notícias
Geral

Celular ao volante é foco de operação da PRF na Semana Santa

O objetivo é garantir segurança nas estradas, prevenir acidentes e fiscalizar condutas irregulares dos motoristas.

Baixar arquivo
Geral

Defesa de Bolsonaro rechaça teoria sobre pedido de asilo à Hungria

A defesa afirmou que não existia nenhuma preocupação com a possibilidade de uma prisão preventiva e que seria contraditório alegar que a visita a embaixada de um país estrangeiro configurasse um pedido de fuga.

Baixar arquivo
Geral

Espetáculos a céu aberto encenam a Paixão de Cristo por todo Brasil

Uma das apresentações mais conhecidas do país acontece na cidade-teatro de Nova Jerusalém, no município do Brejo da Madre de Deus, no agreste pernambucano.

Baixar arquivo
Geral

IBGE: Brasil registra o menor número de nascimentos em 45 anos

O número de nascidos caiu pelo quarto ano seguido. A maior queda foi no Nordeste. Somente Santa Catarina e Mato Grosso apresentaram aumento no registro de nascimentos. 

Baixar arquivo
Economia

Mais de 306 mil vagas de empregos foram criadas em fevereiro

Os números foram divulgados pelo Caged – Cadastro geral de Empregados e Desempregados, e representa um crescimento de 21% em relação ao mesmo período do ano passado. Salário médio ficou em torno de R$ 2 mil.

Baixar arquivo
Geral

Submarino Tonelero é lançado em cerimônia com Lula e Macron

Os presidentes celebraram parceria entre Brasil e França e a troca de conhecimento entre os dois países.

Baixar arquivo