Aumenta procura por ajuda para abandonar o tabagismo na pandemia

A informação foi divulgada pelo Instituto Nacional de Câncer

Publicado em 27/08/2020 - 21:22 Por Tatiana Alves - Rio de Janeiro

A procura por  informações sobre tratamentos para abandonar o hábito de fumar aumentou após a pandemia. A informação foi divulgada pelo Inca, Instituto Nacional de Câncer, em um webinar lembrando o Dia Nacional de Combate ao Fumo, lembrado no dia 29 deste mês.

O objetivo da data é reforçar ações de sensibilização sobre os danos do tabagismo, em especial para adoção de medidas nas esferas governamentais. O Inca também disponibilizou atendimento e debates em grupos de whatsapp para quem busca apoio na difícil tarefa de abandonar o cigarro.

A psicóloga e representante da Divisão de Controle do Tabagismo do Inca, Vera Borges, alerta para a  importância de parar de fumar, especialmente durante a pandemia.

O tema deste ano é “Tabagismo e Coronavírus: Mais um motivo para você parar de fumar”. O vício do cigarro está entre os dez fatores que aumentam os riscos de morte por Covid, além de ser fator relevante para as formas mais graves da doença.

O  pesquisador André Szklo, da Divisão de Pesquisa Populacional do INCA, autor do estudo "As interferências da indústria do tabaco no Brasil", apurou que essa interferência contribui para aumentar o número de jovens que começam a fumar.

O tabagismo é considerado uma pandemia pediátrica, devido à idade em que seu impacto começa a ser sentido. Estima-se que em todo o mundo 1,2 bilhão de pessoas sejam tabagistas.

Por ano, mais de 8 milhões de pessoas morrem de doenças relacionadas ao hábito de fumar. No Brasil, são 22 milhões de fumantes, vício que causa 428 mortes por dia, ou mais de 150 mil por ano.

O tabagismo custa ao país, R$57 milhões por ano, com as doenças e óbitos decorrentes do vício.

 

Edição: Adrielen Alves

Últimas notícias
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: Entrevista com Marcelo Moutinho

O livro nos conduz a novos universos, estimula a imaginação e a criatividade. E para aqueles que se dedicam à  literatura infantil, foi criado o Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado em 18 de abril.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Reforma Agrária: a mãe das reformas de base

O Podcast Golpe de 64: Perdas e Danos lança o terceiro episódio da primeira temporada batizada de "Futuro Interrompido". A série que resgata as Reformas Estruturais de Base, propostas pelo ex-presidente João Goulart,  no histórico comício dos 200 mil, na Central do Brasil, no Rio de Janeiro em 13 de março de 1964.

Baixar arquivo
Política

Especialistas alertam para riscos da PEC que criminaliza drogas

A PEC aprovada no Senado ainda precisa ser analisada pela Câmara dos Deputados. Por enquanto, não há previsão para votação.

Baixar arquivo
Política

Senado aprova ampliação da faixa de isenção do imposto de renda

A proposta revisa para R$ 2.824,00 o limite de renda mensal que não precisa pagar Imposto de Renda. Esse valor também corrige as demais faixas, já que existe uma progressividade da tabela.

Baixar arquivo
Justiça

Traje religioso em documentos oficiais é constitucional, diz STF

Os ministros  do STF julgaram um recurso da União contra a decisão da Justiça Federal que autorizou o uso de traje religioso na foto para a Carteira Nacional de Habilitação.

Baixar arquivo
Geral

Comissão de juristas entrega proposta de novo Código Civil a Pacheco

O projeto propõe a alteração de mais de mil artigos do atual código e contempla temas atuais, como o direito digital. Proposta passará por ampla discussão entre os senadores para, só então, ser colocada em votação.

Baixar arquivo