Brasil passa a ter registro para medicamento avançado contra a AME

É o Zolgensma, que irá às prateleiras quando for definido preço final

Publicado em 29/08/2020 - 07:12 Por Dayana Vítor - Brasília

O que você faria para garantir a saúde do seu filho? Renato Moraes e Talita Roda promoveram uma campanha de 10 meses e conseguiram arrecadar mais de R$ 11 milhões para que a filha do casal, Marina, tenha a chance de receber o medicamento mais caro do mundo, o Zolgensma.

Ele é utilizado para tratar a AME - Atrofia Muscular Espinhal. Quando aplicado no corpo do doente, o composto ajuda o organismo a produzir uma proteína ligada aos neurônios motores, que antes não conseguia fabricar.

Neste mês de agosto, os pais de Marina conseguiram que a filha recebesse essa medicação inovadora. O sonho foi concretizado em um hospital particular de São Paulo, poucos dias antes da Anvisa - Agência Nacional de Vigilância Sanitária liberar o registro do produto no Brasil. Renato conta como a pequena reagiu à medicação.

Com o registro do Zolgensma pela Anvisa, o remédio poderá ser fabricado e comercializado aqui no Brasil. Mas, segundo a Novartis, laboratório responsável pelo medicamento, ainda não será possível encontrar o produto à venda em solo brasileiro, pois a Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos ainda precisa definir o preço. Mas a empresa garante suporte para importação da substância e aplicação no país.

Antes da medicação ser incluída no SUS, é necessário que a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias analise a necessidade. Hoje, a rede pública já oferece aos portadores da AME o Spinraza. O neurologista especialista em doenças neuromusculares como a AME, Vítor Caldas, aponta as vantagens do Zolgensma.

O especialista garante que o Spinraza também é importante no tratamento da AME. Ele enumera os efeitos do medicamento.

Kayra Lis é mãe da pequena Kyara, portadora da AME, que já recebe o Spinraza, mas ela promove campanhas nas redes sociais para que a criança receba o Zolgensma. A mãe da Kyara explica o que o Spinraza faz no corpo da filha.

Se você quiser ajudar para que pais realizem o sonho de ver os filhos com AME saudáveis, pode acessar o instagram @campanhasamebrasil. Nessa página, você pode encontrar iniciativas para ajudar a Kyara e dezenas de outras crianças.

Edição: Lana Cristina

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Covid-19: imunização de grupos prioritários deve terminar em setembro

Afirmação é do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Pessoas com comorbidades começam a tomar vacina em maio. Queiroga também anunciou que o Ministério da Saúde vai fazer novo pregão para comprar kit intubação.

Baixar arquivo
Saúde

Variante brasileira da covid-19 predomina no Rio de Janeiro

A conclusão é de um estudo da Secretaria de Estado de Saúde. Nos dados analisados, a linhagem P1, que teve maior frequência, foi identificada em 94,44% das amostras, e em todas as regiões do estado.

Baixar arquivo
Esportes

Maracanã recebe Fluminense e River Plate pela Libertadores da América

Depois de oito anos, o Fluminense está de volta à Libertadores da América e em busca de um campeonato inédito na galeria de troféus das Laranjeiras. A caminhada do Fluminense começa nesta quinta, contra o River Plate, às sete da noite, no Maracanã.

Baixar arquivo
Educação

Mais uma fase da retomada de aulas presenciais começa no Rio

A nova fase do ensino presencial envolve alunos do 3º ao 6º ano, assim como as turmas iniciais, contemplando todo o Ensino Fundamental I. As crianças da pré-escola, primeira e segunda séries já estão comparecendo às aulas desde fevereiro.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Escritório Virtual Social já está disponível em plataformas digitais

O aplicativo Escritório Virtual Social, lançado nessa terça-feira (20) pelo Conselho Nacional de Justiça, pretende auxiliar os egressos do sistema prisional a serem reinseridos na sociedade.

Baixar arquivo
Geral

Covid-19: monitoramento de esgotos ajuda a mapear pandemia no Brasil

Realizada desde abril do ano passado, em Belo Horizonte, a iniciativa foi estendida para Brasília, Curitiba, Fortaleza, Recife e Rio de Janeiro.

Baixar arquivo