Brasil tem 103.026 mortes por Covid-19; OMS diz que vacina russa não cumpriu as 3 fases de testes

Dados da Covid-19

Publicado em 11/08/2020 - 20:54 Por Fabiana Pelles - Brasília

Dois milhões 243 mil e 124 pessoas já se recuperaram da Covid-19 desde o início da pandemia no Brasil. Ao todo 3 milhões 109 mil e  630 pessoas foram infectadas pela doença e 103 mil e 26 morreram. Os dados foram atualizados nesta terça-feira (11),  pelo Ministério da Saúde. Em 24 horas, foram registrados 52 mil 160 casos novos.

 

Uma notícia na luta contra o coronavírus animou o mundo nesta terça. O presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou que uma vacina para Covid-19, a Sputinik 5, desenvolvida pelo Instituto Gamaleya de Moscou, recebeu aprovação regulamentar após menos de dois meses de ser testada em humanos.

 

Segundo Putin, a vacina é eficaz e garante uma imunidade duradoura. Ele garantiu, inclusive, que uma de suas filhas recebeu a vacina. As autoridades russas disseram que têm planos de iniciar uma vacinação em massa em outubro.

 

E a Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, informou que o laboratório russo que desenvolve a vacina Sputinik 5 não pediu registro no Brasil. Acrescentou que não há solicitação de qualquer entidade ou parceiro a respeito dessa vacina no país.

 

Já a Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou que não tem acesso aos dados da pesquisa do laboratório russo Instituto Gamaleya para avaliar a eficácia e segurança da vacina. E que a Rússia não precisa do aval da OMS para fazer o registro.

 

De acordo com a organização, que monitora o desenvolvimento das vacinas, os russos ainda estão na fase 1 de testes e são necessárias três para fazer o registro. Segundo a entidade, uma vacina só deve ser usada na população depois de aprovada nas três etapas.

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo