Covid-19: curados são muitos, mas o medo das sequelas é grande

Em geral, os efeitos perduram em quem teve a forma grave da doença

Publicado em 22/08/2020 - 13:11 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

A comunidade científica mundial está debruçada em incontáveis pesquisas na busca pela vacina contra o novo coronavírus. Mas, não só isso. Especialistas também estudam os muitos efeitos da Covid-19 no corpo humano. A infecção causada pelo Sars-Cov-2 já contagiou milhões de pessoas no mundo todo e deixou um rastro trágico de mortes. No entanto, há também aqueles que venceram ao vírus, entrando na lista de recuperados.

Para a grande maioria dos que sobreviveram, os sintomas ficaram no passado. Mas outra parcela ainda enfrenta os efeitos da infecção e necessita de acompanhamento profissional. São as consequências da Covid-19, que, em geral, acometem aqueles que contraíram a forma grave da doença, como explica a professora Margareth Dalcolmo, pneumologista e pesquisadora da Fiocruz.

Ainda segundo a especialista, as sequelas pós-covid são variadas e, em alguns casos, ainda mal compreendidas.

E entre aqueles que adoeceram, muitos profissionais de saúde, como a própria Dra Margareth. Ela apresentou um quadro moderado de Covid-19 e se recuperou em casa.

A experiência foi bem diferente da vivida pelo também médico e professor Edison Souza. Ele, que atua há 40 anos no Hospital Universitário Pedro Ernesto, na zona norte do Rio, foi um dos primeiros pacientes a receber alta de um Centro de Terapia Intensiva após contrair o novo coronavírus. Mas o processo foi longo.

E, depois de tanto tempo internado, a alegria da alta se somou à insegurança em relação às possíveis sequelas.

No caso do representante comercial Claudio Fernandes, foram quase 15 dias internado por complicações causadas pelo vírus. Com histórico de atleta, ele revela os problemas de saúde que surgiram depois.

Os impactos da Covid-19, no entanto, não se limitam aos casos graves. A forma moderada da doença também pode deixar consequências, como conta a executiva de área comercial Nathalia Darling.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera recuperados aqueles que apresentam dois resultados negativos para Sars-CoV-2 com pelo menos um dia de intervalo. Já nos casos leves, a OMS estima que o tempo entre o início da infecção e a melhora dure até 14 dias.

Seguindo esses critérios, o Ministério da Saúde calcula que o Brasil já superou os dois milhões de recuperados da covid-19. Para todos eles, a orientação é a mesma: buscar o serviço de saúde, caso os sintomas persistam.

Edição: Lana Cristina

Últimas notícias
Justiça

STF libera coronéis da PMDF acusados por omissão em atos golpistas

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, mandou soltar três coronéis da Polícia Militar do Distrito Federal que são réus denunciados por omissão durante os atos golpistas de 8 de janeiro do ano passado. Todos estavam presos em Brasília.

Baixar arquivo
Esportes

Campeonatos estaduais têm partidas decisivas neste final de semana

Fim de semana os campeonatos estaduais voltam a todo vapor e nos momentos decisivos.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro tem programação especial na Sexta-Feira Santa

O Santuário do Cristo Redentor, no alto do morro do Corcovado, vai ser cenário das celebrações da Sexta-Feira Santa na cidade do Rio de Janeiro. Será aberta às 10h, a Via Sacra, com obras de arte que descrevem cada uma das estações da Paixão de Cristo.

Baixar arquivo
Geral

Qual é a vantagem de entregar o Imposto de Renda no início do prazo?

Série Tira-Dúvidas do IR 2024 responde quais são as vantagens e desvantagens de entregar o Imposto de Renda no início do prazo. 

Baixar arquivo
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo