A Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, publicou um guia com novos critérios para a triagem clínica e epidemiológica de candidatos a doação de sangue. Em vigor desde o dia 7 de agosto, o material atualiza as orientações aos serviços de hemoterapia.
A norma elimina a restrição a doação de sangue por homens que tiveram relações sexuais com outros homens ou com mulheres que tiveram relações sexuais com estes homens, nos últimos 12 meses antes do procedimento.
A agência atende decisão do STF, Supremo Tribunal Federal, que considerou a medida inconstitucional. O guia também será um instrumento para coleta de contribuições da sociedade sobre a proposta de inclusão dos novos critérios para a doação de sangue. As sugetões devem ser enviadas em formulário disponibilizado pela Anvisa.
O prazo da consulta será de 180 dias, contados a partir da última segunda-feira, dia 10 de agosto, até 5 de fevereiro de 2021.
![Print Paulo Pinto/Agência Brasi São Paulo (SP) 14/02/2025 - Centro de Sismologia da USP nega terremoto após alerta do Google.
Print Paulo Pinto/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![REUTERS/Gleb Garanich/Direitos Reservados Vista da usina nuclear de Chernobyl](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Elza Fiúza/Agência Brasil/Arquivo lavoura agricultura familiar](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Bruno Peres/Agência Brasil Brasília (DF), 05/12/2024 - O ministro Alexandre de Moraes durante sessão do STF. Foto: Bruno Peres/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Pablo Valadares/Câmara dos Deputados Dep. Daniel Silveira (PSL - RJ)](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)