OMS pede que países ricos invistam mais recursos no combate à pandemia

Combate à pandemia

Publicado em 10/08/2020 - 20:04 Por Victor Ribeiro - Brasília

O mundo superou nesta segunda-feira (10) 20 milhões de infectados pelo coronavírus. Mais da metade dos contaminados estão em apenas 3 dos 193 países do mundo: nos Estados Unidos, no Brasil e na Índia. Uma em cada quatro pessoas que têm ou tiveram Covid-19 está nos Estados Unidos, que lidera esse ranking, com mais de 5 milhões de casos.


O Brasil vem em segundo lugar, com 3 milhões e 57 mil infectados. O número foi atualizado nesta segunda pelo Ministério da Saúde. Em 24 horas, foram 22.048 casos novos, e 101.752 pessoas perderam a luta contra a Covid-19. Nesta segunda o país registrou 703 novas mortes.


A Organização Mundial de Saúde (OMS) fez um alerta. De acordo com o diretor-geral da entidade, Tedros Adhanom, é preciso que os países invistam mais dinheiro na iniciativa conhecida como Acelerador ACT, que pesquisa ferramentas para combater a pandemia. A OMS só tem 10% do valor considerado necessário.


Só em vacinas, a estimativa é de gastar US$ 100 bilhões. O valor é alto, mas corresponde a apenas 1% do que os 20 países mais ricos do mundo destinaram a medidas para proteger a economia durante a pandemia.


Já são mais de 150 vacinas em teste no mundo, sendo 25 delas na fase de testes clínicos em humanos.


Por falar em vacina, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou uma mudança no protocolo de pesquisa da vacina de Oxford contra a Covid-19. É a vacina que está em testes coordenados no Brasil pela Fundação Oswaldo Cruz e com apoio do Ministério da Saúde.


A mudança foi para incluir uma dose de reforço para os voluntários que estão participando do estudo. A dose de reforço será dada aos voluntários que já haviam sido vacinados e também aos que ainda vão entrar para o estudo. O intervalo entre as duas doses será de quatro a seis semanas.


A Anvisa também autorizou a ampliação da faixa etária para a realização dos testes, que antes era de 18 a 55 anos, para até os 69 anos de idade.


E o superintendente da Associação Brasileira da Indústria de Equipamentos Médicos, Paulo Henrique Fraccaro, disse em entrevista ao jornal Folha de São Paulo que o Brasil pode encarar problemas na aplicação da vacina contra a Covid-19. Isso por conta da falta de seringas e agulhas. De acordo com ele, o país vai precisar de pelo menos 300 milhões de seringas num prazo de três ou quatro meses. O problema é que, no ritmo de produção normal, o país levaria dois anos e meio para produzir isso tudo.


Em nota, o Ministério da Saúde informou que está em andamento um processo para aquisição de 110 milhões de seringas e agulhas.


*Com produção de Wesley Braga

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo