Covid-19: governo destina verba à saúde de populações específicas

De acordo com Ministério da Saúde, incentivo chega a R$ 15 mil

Publicado em 17/09/2020 - 12:42 Por Maíra Heinen - Brasília

Serviços de Atenção Primária à Saúde terão um incentivo financeiro do governo Federal para o atendimento a populações específicas no contexto da pandemia da covid-19. Uma portaria publicada nesta quinta-feira (17), pelo Ministério da Saúde, traz orientações e valores que cada município e o Distrito Federal vão receber por equipes de atendimento.

São consideradas populações específicas pela portaria: indígenas não aldeados; populações do campo, da floresta e das águas; assentados; quilombolas; em situação de rua; povo cigano; circenses; pessoas privadas de liberdade; moradores de comunidades e favelas; entre outros.

O incentivo financeiro chega a R$15 mil, dependendo da equipe e do trabalho a ser desenvolvido. O valor será transferido do Fundo Nacional de Saúde aos Fundos Municipais, Distrital e Estaduais de Saúde, de forma automática e em parcela única. As transferências são em caráter excepcional e temporário.

A finalidade do incentivo, segundo o ministério, é apoiar a gestão local para a identificação precoce, o acompanhamento e o monitoramento de populações específicas com síndrome gripal, suspeita ou confirmação da covid-19.

A portaria ressalta ainda a importância da Atenção Primária à Saúde na contenção da transmissão do coronavírus, no rastreamento e monitoramento de casos suspeitos e confirmados da covid-19; e na identificação de casos graves para encaminhamento aos serviços de urgência e emergência.

Edição: Adrielen Alves

Últimas notícias
Geral

Qual é a vantagem de entregar o Imposto de Renda no início do prazo?

Série Tira-Dúvidas do IR 2024 responde quais são as vantagens e desvantagens de entregar o Imposto de Renda no início do prazo. 

Baixar arquivo
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo