Covid-19: governo destina verba à saúde de populações específicas

De acordo com Ministério da Saúde, incentivo chega a R$ 15 mil

Publicado em quinta-feira, 17 Setembro, 2020 - 12:42 Por Maíra Heinen - Brasília

Serviços de Atenção Primária à Saúde terão um incentivo financeiro do governo Federal para o atendimento a populações específicas no contexto da pandemia da covid-19. Uma portaria publicada nesta quinta-feira (17), pelo Ministério da Saúde, traz orientações e valores que cada município e o Distrito Federal vão receber por equipes de atendimento.

São consideradas populações específicas pela portaria: indígenas não aldeados; populações do campo, da floresta e das águas; assentados; quilombolas; em situação de rua; povo cigano; circenses; pessoas privadas de liberdade; moradores de comunidades e favelas; entre outros.

O incentivo financeiro chega a R$15 mil, dependendo da equipe e do trabalho a ser desenvolvido. O valor será transferido do Fundo Nacional de Saúde aos Fundos Municipais, Distrital e Estaduais de Saúde, de forma automática e em parcela única. As transferências são em caráter excepcional e temporário.

A finalidade do incentivo, segundo o ministério, é apoiar a gestão local para a identificação precoce, o acompanhamento e o monitoramento de populações específicas com síndrome gripal, suspeita ou confirmação da covid-19.

A portaria ressalta ainda a importância da Atenção Primária à Saúde na contenção da transmissão do coronavírus, no rastreamento e monitoramento de casos suspeitos e confirmados da covid-19; e na identificação de casos graves para encaminhamento aos serviços de urgência e emergência.

Edição: Adrielen Alves

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Educação

Governo do DF recorre de decisão judicial sobre volta às aulas

A Procuradoria-Geral do Distrito Federal recorreu da decisão da Justiça, de ter que reabrir escolas públicas já em novembro desse ano.

Baixar arquivo
Economia

A um mês da Black Friday, comércio aposta em aumento de 3% este ano

Para a Fecomercio, mesmo nesse ano atípico, o crescimento no mês de novembro pode ser de 3% em relação ao mesmo período do ano passado, puxado pelas promoções da Black Friday.

Baixar arquivo
Saúde

Campanha de vacinação contra pólio só atingiu 35% das crianças

A menos de uma semana para terminar a campanha de vacinação contra a poliomielite, mais de sete milhões de crianças ainda não foram imunizadas.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Campanha contra o trabalho infantil é lançada no Rio de Janeiro

Uma campanha contra o trabalho infantil foi lançada nesta terça-feira (27) durante encontro virtual, que reuniu representantes de diversas entidades dedicadas à luta em defesa dos diretos das crianças e adolescentes.

Baixar arquivo
Segurança

Número de desaparecidos no Brasil em 2019 ultrapassou os 79 mil

Anuário Brasileiro de Segurança Pública faz o levantamento desde 2017. O número é 65% maior que o de assassinatos. No ano passado, a cada dia, 217 pessoas desapareceram no país e 130 foram assassinadas.

Baixar arquivo
Cultura

Hoje é dia de cantar parabéns pelos 85 anos de Mauricio de Sousa

Comemorando mais de oito décadas de vida, com pelo menos seis delas dedicadas às histórias em quadrinhos, ele conta qual é o maior presente que recebe sempre que anda por aí. É quando vai a feiras de livros e a maioria de seus leitores diz assim: eu aprendi a ler com a Turma da Mônica

Baixar arquivo