Covid-19: governo destina verba à saúde de populações específicas
Serviços de Atenção Primária à Saúde terão um incentivo financeiro do governo Federal para o atendimento a populações específicas no contexto da pandemia da covid-19. Uma portaria publicada nesta quinta-feira (17), pelo Ministério da Saúde, traz orientações e valores que cada município e o Distrito Federal vão receber por equipes de atendimento.
São consideradas populações específicas pela portaria: indígenas não aldeados; populações do campo, da floresta e das águas; assentados; quilombolas; em situação de rua; povo cigano; circenses; pessoas privadas de liberdade; moradores de comunidades e favelas; entre outros.
O incentivo financeiro chega a R$15 mil, dependendo da equipe e do trabalho a ser desenvolvido. O valor será transferido do Fundo Nacional de Saúde aos Fundos Municipais, Distrital e Estaduais de Saúde, de forma automática e em parcela única. As transferências são em caráter excepcional e temporário.
A finalidade do incentivo, segundo o ministério, é apoiar a gestão local para a identificação precoce, o acompanhamento e o monitoramento de populações específicas com síndrome gripal, suspeita ou confirmação da covid-19.
A portaria ressalta ainda a importância da Atenção Primária à Saúde na contenção da transmissão do coronavírus, no rastreamento e monitoramento de casos suspeitos e confirmados da covid-19; e na identificação de casos graves para encaminhamento aos serviços de urgência e emergência.