Covid-19: Hospital das Clínicas da USP estuda suspeitas de reinfecção

Médicos dizem que desafio é diferenciar da reativação

Publicado em 18/09/2020 - 15:27 Por Nelson Lin - São Paulo

Desde meados de agosto, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP estruturou um ambulatório para estudar os casos de reinfecção por covid-19.

Há, no momento, 16 pacientes que vêm sendo acompanhados pelos médicos e pesquisadores por terem tido sintomas da doença em meses anteriores, se recuperaram, mas voltaram a ficar doentes recentemente e com diagnóstico positivo para covid-19.

De acordo com o médico infectologista Max Igor Banks, responsável pelo Ambulatório de Reinfecções do Hospital das Clínicas, um dos desafios de se descobrir a reinfecção é diferenciá-la da reativação, que é quando o vírus fica dormente no corpo da pessoa após a primeira infecção por alguns meses e depois é reativado por alguma razão.

Na reinfecção, o vírus da segunda infecção tem um genoma diferente do primeiro vírus, isto é, sofreu uma mutação. Mas, para fazer essa diferenciação, seria necessário ter o material genético dos dois vírus para fazer a comparação, e é aqui que os pesquisadores encontram uma dificuldade, porque poucos laboratórios conseguem guardar o material genético do vírus dessas primeiras contaminações.

Dessa forma, os estudos sobre reinfecção têm focado em descobrir a reação do sistema imunológico do paciente, que tende a reagir de forma mais rápida e forte quando há uma segunda infecção, conforme explicou Banks.

Banks falou também da importância desses estudos para o desenvolvimento das vacinas contra a covid-19.

O médico infectologista alerta que apesar dos casos de reinfecção serem raros e em sua grande maioria não causarem a forma mais grave da doença, as pessoas reinfectadas podem transmitir normalmente o vírus para outras pessoas.

Dessa forma, a orientação para quem já pegou o coronavírus e se curou é a mesma para todas as pessoas: manter as medidas de isolamento e distanciamento social além do uso de máscaras.

 

 

Edição: Mirna Ledo

Últimas notícias
Justiça

PGR denuncia Carla Zambelli e hacker que invadiu o sistema do CNJ

De acordo com a PGR, Zambelli foi autora intelectual da invasão e procurou o hacker para executar o crime e emitir um falso mandado de prisão contra o ministro do STF Alexandre de Moraes.

Baixar arquivo
Política

Comissão do Senado aprova redução do IR para motoristas de aplicativos

O texto, de autoria do senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), recebeu relatório favorável do senador Sérgio Petecão (PSD-AC). O texto muda a base de cálculo do imposto para que o IR seja reduzido de 60% para 20%.

Baixar arquivo
Política

Tarifa social de água e esgoto é aprovada em comissão do Senado

A proposta prevê que famílias de baixa renda paguem menos pelo uso de água. O projeto agora segue, em regime de urgência, para o plenário. 

Baixar arquivo
Esportes

Futebol: brasileiros entram em campo pela Libertadores e Sul-Americana

Hoje também tem jogo da série B do Campeonato Brasileiro. Brusque recebe o Mirassol no interior catarinense.

Baixar arquivo
Saúde

Ministra da Saúde nega mudanças na gestão de hospitais federais no Rio

A rede hospitalar federal na capital fluminense vem sendo alvo de uma série denúncias de problemas de atendimento, falta de materiais, de profissionais e de manutenção. Servidores se manifestaram contrários à possibilidade de transferência de gestão para os governos estadual e municipal. 

Baixar arquivo
Internacional

Em Gaza, mais de 300 corpos são encontrados em valas comuns

Os corpos, entre eles de mulheres e idosos, foram encontrados dentro e no entorno dos hospitais que foram alvos de operações israelenses. E mais: contra a guerra em Gaza, alunos promovem protestos e acampamentos nas universidades dos Estados Unidos. E a crise migratória deixa mais cinco mortos na travessia para o Reino Unido. Uma pequena embarcação levava 110 pessoas.

Baixar arquivo