A luta contra o tempo para o tratamento do pequeno Arthur, de 1 ano e 10 meses, está perto de sua solução. Ele é portador de Atrofia Muscular Espinhal, uma doença genética que afeta os neurônios motores, causando fraqueza e atrofia muscular.
Após decisão judicial obrigando o governo federal a bancar o tratamento, o Ministério da Saúde depositou nesta quarta-feira (23) mais de R$ 8 milhões para que a família adquira o medicamento Zolgensma, um dos mais caros do mundo.
Os recursos do SUS, somados à vaquinha feita pela família, viabilizarão a compra e aplicação do medicamento importado, que precisa ser feita antes da criança completar 2 anos de idade.
A mãe de Artur, Alessandra Ferreira dos Santos, fala sobre o difícil diagnóstico da doença, que só foi descoberta por exame de DNA.
Com o tratamento, Alessandra espera que todos os sonhos para o Arthur se concretizem.
A família afirmou que a compra do medicamento será feita pelo Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba, no Paraná, onde será feito todo o tratamento.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou em agosto, em caráter excepcional, necessitando de estudos adicionais, o registro do medicamento Zolgensma para o tratamento da Atrofia Muscular Espinhal. Segundo a Agência, os estudos demonstram que medicamento melhora a sobrevivência dos pacientes, reduz a necessidade de ventilação para respirar e alcança marcos de desenvolvimento motores.
Em março deste ano, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que os estados e municípios não são obrigados a fornecer à população medicamentos de alto custo que não estiverem na lista do SUS. Para a Corte, a justiça só pode obrigar o governo a fornecer estes medicamentos em casos excepcionais, que ainda serão definidos pelo STF.
![Alile Dara Onawale/Sony Picutres Brasília (DF), 23/01/2025 - Cena do filme Ainda estou aqui. Foto: Alile Dara Onawale/Sony Picutres](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Bruno Peres/Agência Brasil Muçum (RS), 22/06/2024 - Interior de casa tomado de lama após enchente que atingiu toda a região. Foto: Bruno Peres/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Rovena Rosa/Agência Brasil Cursinho preparatório para o vestibular da Universidade de São Paulo - USP Leste.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Paulo Pinto/Agência Brasil São Paulo (SP) 07/02/2025 - Acidente envolvendo um avião de pequeno porte que caiu na avenida Marquês de São Vicente, após decolar do Campo de Marte.
Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Geovana Albuquerque/Agência Brasília 02/04/2024 - Com menor taxa de analfabetismo do país, DF é referência em educação
Esse é um cuidado constante da professora Silvana Leite, que também atua no CED 2 de Taguatinga. Além de uma didática voltada para o público adulto, o ensino após os 15 anos também demanda flexibilidade. Foto: Geovana Albuquerque/Agência Brasília](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![FAB/Divulgação Brasília (DF) 08/02/2025 - Segundo grupo de brasileiros deportados dos EUA desde o início da gestão Trump desembarcou no Ceará na sexta-feira (7/2) e foi levado em avião da FAB até Belo Horizonte
Foto: FAB/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)