Medicamento para mieloma múltiplo, bortezomibe é incorporado ao SUS

Opção fica disponível em até 180 dias na rede pública

Publicado em 28/09/2020 - 20:08 Por Dayana Vítor - Brasília

Os brasileiros adultos portadores do mieloma múltiplo, que é um tipo de câncer na medula, terão, em até 180 dias, uma nova opção de tratamento disponível no Sistema Único de Saúde: o bortezomibe. A portaria do Ministério da Saúde com a inclusão desse remédio no SUS foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira.

Para receber o medicamento, os candidatos ao tratamento precisam seguir alguns critérios: não terem sido previamente tratados e também serem candidatos a um transplante de medula. Lembrando que, apesar de o Brasil possuir mais de cinco milhões de inscritos no Redome, Registro de Doadores de Medula Óssea, e haver 850 pessoas precisando do transplante, as chances de compatibilidades entre eles são de uma em cem mil.

Então, o bortezomibe pode melhorar muito a qualidade de vida dos portadores do mieloma múltiplo até que um doador compatível seja encontrado, pois ele bloqueia a atividade de certas proteínas dentro da célula cancerosa, provocando sua morte. Esse mecanismo ajuda a diminuir o crescimento do tumor.

O remédio é de alto custo, cada caixa tem o valor médio de R$ 1,5 mil reais e consiste em apenas uma dose. O tratamento é composto por várias injeções que são aplicadas em ciclos de semanas, dependendo do tipo de mieloma.

Edição: Sumaia Villela

Últimas notícias
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Justiça

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo
Saúde

INCA defende aumento de impostos sobre bebidas alcoólicas

O INCA, Instituto Nacional de Câncer, divulgou posicionamento defendendo o aumento de impostos sobre as bebidas alcoólicas, como medida para reduzir o surgimento de novos casos de câncer no país.

Baixar arquivo
Saúde

Doses atualizadas da vacina contra covid-19 chegam na próxima semana

O Ministério da Saúde informou que novas doses da vacina contra a covid-19 devem chegar na próxima semana e serão distribuídas aos estados. Os imunizantes que vão chegar estão atualizados contra a variante XBB.

Baixar arquivo