Anvisa autoriza importação de 6 milhões de doses da CoronaVac

Vacina chinesa ainda está sendo testada pelo Instituto Butantan

Publicado em 23/10/2020 - 21:06 Por Eliane Gonçalves - São Paulo

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou nesta sexta-feira (23) a importação de 6 milhões de doses da vacina experimental contra a covid-19, fabricada pelo laboratório chinês Sinovac e testada no Brasil em parceria com o Instituto Butantan.

Todos os diretores da Anvisa foram favoráveis à liberação. A decisão destaca que, na importação em caráter excepcional de produto sem registro, cabe ao importador, no caso, o Butantan, garantir a eficácia, segurança e qualidade do produto.

Além das doses que vão ser importadas da China, o Instituto Butantan também aguarda a autorização para importação do princípio ativo da vacina para começar a fabricar outras 40 milhões de doses da Coronavac. Segundo o presidente do Butantan, Dimas Covas, está tudo pronto para o Brasil começar a produzir a vacina.

Mas sejam as doses importadas da China, sejam as que podem ser fabricadas no Brasil, por enquanto, o uso da Coronavac ainda não está autorizado. Para isso, a vacina  precisa ser registrada pela própria Anvisa, e isso só vai acontecer se for aprovada em todos os testes.

Segundo Dimas Covas, a Coronavac já passou nos testes de segurança, mas ainda não conseguiu comprovar a eficácia na proteção contra a infecção pelo coronavírus. Nesta sexta-feira, o Instituto Butantan anunciou que ampliou o número de centros de testagem da vacina no estado de São Paulo com a abertura de seis novos centros na região metropolitana.

O objetivo é passar de 9 mil para 13 mil voluntários e conseguir acelerar o processo de comprovação da eficácia.

Últimas notícias
Cultura

História Hoje: Dia Mundial dos Escoteiros

O dia 23 de abril marca a celebração desse movimento mundial que tem como lema estar “Sempre alerta!” A data foi escolhida em homenagem a São Jorge, que era considerado pelo fundador um exemplo a ser seguido.

Baixar arquivo
Economia

PF e Abin investigam invasão ao sistema de pagamento do governo

O que se sabe até o momento é que não houve ataque externo na invasão ao Siafi. Segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, alguém usou o CPF e a senha do Portal Gov.br de gestores de despesas para entrar no sistema e supostamente desviar recursos federais.

Baixar arquivo
Justiça

Gilmar Mendes suspende ações sobre marco temporal e abre conciliação

Em setembro do ano passado, o STF derrubou a tese do marco temporal. Assim só seriam demarcadas as terras indígenas ocupadas ou em disputas até promulgação da Constituição, em outubro de 1988. Mas, logo depois, o Congresso Nacional aprovou uma lei que manteve o marco temporal.

Baixar arquivo
Geral

Marco Civil da Internet completa dez anos e norteia outras leis

Entre os princípios do Marco Civil, estão a garantia da liberdade de expressão, a proteção da privacidade e dos dados pessoais e a neutralidade da rede. Propagação das Fake News impõe outros desafios à legislação, como a regulação das redes sociais.

Baixar arquivo
Educação

Leitura pode reduzir pena na prisão, mas acesso ainda é restrito

Uma pesquisa do CNJ divulgada em outubro do ano passado mostrou que o acesso à leitura ainda é restrito nas prisões. Cerca de 30% das unidades prisionais no país não têm bibliotecas ou espaços de leitura.

Baixar arquivo