logo Radioagência Nacional
Saúde

Apesar de queda nos casos de covid-19, população deve manter cuidados

Segunda onda na Europa e casos de reinfecção põem o mundo em alerta
Baixar
Victor Ribeiro
26/10/2020 - 07:00
Brasília
Usuarios e motoristas de transporte público,  utilizam máscara de proteção, durante pandemia da Covid-19 no Rio
© Tânia Rêgo/Agência Brasil

Dias atrás, a jornalista Renata Bernardo tomou um susto. Em julho, ela tinha recebido o diagnóstico positivo para a Covid-19. Na época, não apresentou sintomas e, ao se isolar, evitou que o marido e os dois filhos fossem contaminados. Agora, ela percebeu a perda de paladar e olfato, e ficou surpresa com o novo diagnóstico positivo.

Renata contou que, depois do primeiro diagnóstico, achava que estava imunizada e, por isso, relaxou nas medidas para evitar a covid-19. A jornalista afirmou que vai tentar manter a rotina, com mais cuidados para prevenir uma nova contaminação.

De acordo com o levantamento semanal do Ministério da Saúde, a pandemia da covid-19 está em desaceleração no Brasil. O boletim epidemiológico semanal mais recente, com dados do dia 11 a 17 de outubro, mostra que, naquela semana, o país registrou o menor número de mortes em seis meses e a menor quantidade de novos casos semanais em cinco meses.

Mas o Brasil ainda é o terceiro país em número de casos, com mais de 5 milhões, e o segundo com mais mortes provocadas pela covid-19. São mais de 150 mil vidas perdidas. Por isso, o infectologista e consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia, Leonardo Weissmann, avalia que, como os números permanecem altos, ainda não é hora de relaxar.

Diante do aumento de casos nos países da Europa, que já haviam relaxado com diversas dessas medidas, agora o mundo está em alerta para uma segunda onda de contaminações.

 

*produção: Salete Sobreira

x