Apesar de queda nos casos de covid-19, população deve manter cuidados

Segunda onda na Europa e casos de reinfecção põem o mundo em alerta

Publicado em 26/10/2020 - 07:00 Por Victor Ribeiro - Brasília

Dias atrás, a jornalista Renata Bernardo tomou um susto. Em julho, ela tinha recebido o diagnóstico positivo para a Covid-19. Na época, não apresentou sintomas e, ao se isolar, evitou que o marido e os dois filhos fossem contaminados. Agora, ela percebeu a perda de paladar e olfato, e ficou surpresa com o novo diagnóstico positivo.

Renata contou que, depois do primeiro diagnóstico, achava que estava imunizada e, por isso, relaxou nas medidas para evitar a covid-19. A jornalista afirmou que vai tentar manter a rotina, com mais cuidados para prevenir uma nova contaminação.

De acordo com o levantamento semanal do Ministério da Saúde, a pandemia da covid-19 está em desaceleração no Brasil. O boletim epidemiológico semanal mais recente, com dados do dia 11 a 17 de outubro, mostra que, naquela semana, o país registrou o menor número de mortes em seis meses e a menor quantidade de novos casos semanais em cinco meses.

Mas o Brasil ainda é o terceiro país em número de casos, com mais de 5 milhões, e o segundo com mais mortes provocadas pela covid-19. São mais de 150 mil vidas perdidas. Por isso, o infectologista e consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia, Leonardo Weissmann, avalia que, como os números permanecem altos, ainda não é hora de relaxar.

Diante do aumento de casos nos países da Europa, que já haviam relaxado com diversas dessas medidas, agora o mundo está em alerta para uma segunda onda de contaminações.

 

*produção: Salete Sobreira

Últimas notícias
Direitos Humanos

Podcast Crianças Sabidas: 60 anos do golpe militar de 1964

A Radioagência Nacional lança o segundo episódio do podcast Crianças Sabidas, com jornalismo voltado para o público infantil. Neste episódio, 60 anos do golpe militar de 1964 , a jornalista Akemi Nitahara, que é autora da série de livros infantis Naomi e Anita, conta sobre o golpe e suas consequencias para o país por meio de músicas compostas na época. 

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo