Governo de MT determina retorno de servidores ao trabalho presencial
O Governo de Mato Grosso determina retorno dos servidores do estado ao trabalho presencial. O decreto já está em vigor.
Segundo o Executivo estadual, a decisão levou em conta a redução no número da média móvel de casos e mortes por Covid-19 em Mato Grosso. Segundo o governo, houve queda também nas hospitalizações e a taxa de ocupação nas UTIs é de 59%.
Servidores do grupo de risco, como idosos ou diabéticos, terão que apresentar requerimento formal e documentos que comprovem o risco de voltar ao trabalho para continuar no regime de trabalho à distância.
A reportagem não conseguiu contato com o sindicato dos servidores do estado para comentar a decisão.
O Governo de Mato Grosso não respondeu se fará testagem dos servidores antes do retorno deles aos locais de trabalho.
De acordo com decreto, medidas de prevenção, como o uso obrigatório de máscaras em prédios públicos permanecem em vigor. Também deverá ser priorizado o atendimento por meio eletrônico ou telefônico.
O atendimento presencial, quando necessário, deverá ser preferencialmente precedido de agendamento para evitar a aglomeração, mantendo o distanciamento recomendado de 1,5m entre as pessoas e respeitando as normas de segurança e vigilância sanitária.
O Ministério Público do Trabalho vai verificar eventual incompatibilidade das medidas referidas no decreto com normas e orientações sobre o trabalho presencial de servidores que integram o grupo de risco da Covid-19.
Mato Grosso tem mais de 121 mil casos confirmados e 3.428 óbitos pelo novo coronavírus.