logo Radioagência Nacional
Saúde

Hospitais ortopédicos do Rio voltam a atender com capacidade total

Ações estão sendo feitas para potencializar atendimento nas unidades
Baixar
Tatiana Alves
13/10/2020 - 10:11
Rio de Janeiro

O estado do Rio terá de volta com 100% da capacidade dois hospitais especializados em Traumatologia e Ortopedia. São eles o Hospital Estadual Baixada, em Nilópolis, na Baixada Fluminense e o Hospital Estadual Dona Lindu, em Paraíba do Sul, na região centro-sul do estado.   

A informação do retorno das atividades foi dada pelo secretário de Estado de Saúde, Carlos Alberto Chaves, que realizou uma inspeção técnica na unidade de Nilópolis. O secretário anunciou que vai se reunir nesta semana com diretores dos dois hospitais, para falar sobre as ações que serão feitas para potencializar o atendimento nas unidades.

A reunião contará com a participação da gestora das unidades, a Organização Social Mahatma Gandhi. Além da retomada de cirurgias, as providências incluirão a solução de questões relacionadas à regulação de pacientes, ao desafogamento emergências e à resolução  do problema de pagamentos atrasados.
 
O HTO Baixada, que realiza em média cinco cirurgias por dia, tem capacidade para até 300 operações mensais. A unidade oferece 17 leitos de enfermaria e seis leitos de UTI.O Hospital Dona Lindu é voltado exclusivamente para pacientes do Sistema Único de Saúde que necessitam de cirurgias ortopédicas.
 
Mais de mil e quinhentos pacientes são atendidos mensalmente por equipe composta por 80 médicos, que fazem em média 300 cirurgias e 11 mil exames por mês. Os dois hospitais são administrados pela Organização Social Mahatma Gandhi, alvo da Operação Pagão, do Ministério Público do Rio, deflagrada em junho deste ano e que investiga desvios de mais de R$9 milhões.
 
Além disso, funcionários e servidores das unidades estão há mais de seis meses sem receber salários com regularidade. Devido a isso, houve diversos pedidos de demissão, o que impactou negativamente no atendimento.
x