Mais de 68 mil obesos fizeram cirurgia bariátrica no Brasil em 2019

Maioria dos procedimentos ocorreu na rede particular, pagos por planos

Publicado em 27/10/2020 - 18:34 Por Dayana Vitor - Brasília

A servidora pública Lívia Ramalho foi uma mulher magra até os 27 anos. Pesava em média 59 quilos com 1,78 de altura. Mas, após um tratamento médico, ela engordou cerca de 70 quilos. Em 2019, Lívia decidiu passar pela cirurgia bariátrica para redução de estômago.

Lívia e outros mais de 68 mil obesos realizaram a cirurgia bariátrica e metabólica no Brasil em 2019. A maioria dos procedimentos - mais de 52 mil - ocorreu na rede particular, pagos por planos de saúde, e por meio de videolaparoscopia.

Já no Sistema Único de Saúde (SUS), apenas 806 cirurgias foram realizadas utilizando essa técnica minimamente invasiva. No total, 11 mil reduções foram realizadas na rede hospitalar pública. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (27) pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica.

O subcoordenador da entidade, Ricardo Cohen, explica que esse tipo de cirurgia ajuda no controle de vários problemas de saúde, entre eles diabetes e hipertensão.

A consequência mais comum da cirurgia bariátrica e metabólica é a desnutrição. Por isso, os médicos costumam receitar a ingestão de suplementos vitamínicos. As reações variam de acordo com o paciente. Em caso de indicação cirúrgica, o ideal é conversar com o médico e tirar todas as dúvidas.

Últimas notícias
Geral

Celular ao volante é foco de operação da PRF na Semana Santa

O objetivo é garantir segurança nas estradas, prevenir acidentes e fiscalizar condutas irregulares dos motoristas.

Baixar arquivo
Geral

Defesa de Bolsonaro rechaça teoria sobre pedido de asilo à Hungria

A defesa afirmou que não existia nenhuma preocupação com a possibilidade de uma prisão preventiva e que seria contraditório alegar que a visita a embaixada de um país estrangeiro configurasse um pedido de fuga.

Baixar arquivo
Geral

Espetáculos a céu aberto encenam a Paixão de Cristo por todo Brasil

Uma das apresentações mais conhecidas do país acontece na cidade-teatro de Nova Jerusalém, no município do Brejo da Madre de Deus, no agreste pernambucano.

Baixar arquivo
Geral

IBGE: Brasil registra o menor número de nascimentos em 45 anos

O número de nascidos caiu pelo quarto ano seguido. A maior queda foi no Nordeste. Somente Santa Catarina e Mato Grosso apresentaram aumento no registro de nascimentos. 

Baixar arquivo
Economia

Mais de 306 mil vagas de empregos foram criadas em fevereiro

Os números foram divulgados pelo Caged – Cadastro geral de Empregados e Desempregados, e representa um crescimento de 21% em relação ao mesmo período do ano passado. Salário médio ficou em torno de R$ 2 mil.

Baixar arquivo
Geral

Submarino Tonelero é lançado em cerimônia com Lula e Macron

Os presidentes celebraram parceria entre Brasil e França e a troca de conhecimento entre os dois países.

Baixar arquivo