Sábado será dia de mobilização em postos de saúde de todo o país

Objetivo é atualizar caderneta de vacinação de crianças e adolescentes

Publicado em 16/10/2020 - 08:21 Por Bianca Paiva - Brasília

“Eu como uma pessoa que teve a polio e que conviveu com a polio a vida inteira, não consigo entender que apesar de ter a vacina, a pessoa escolha o risco”, diz Andrea Silva, de 52 anos, que sabe bem das consequências da poliomielite. Ela contraiu a doença, também conhecida como paralisia infantil, aos dez meses de idade. Na época, não havia vacina disponível em Macapá, capital do Amapá, onde morava. A doença causou uma deficiência física e efeitos tardios também, que a levaram a se aposentar por invalidez.

Atualmente, Andrea é presidente da Associação G14 de apoio a pacientes com poliomielite e síndrome pós-pólio. Ela que não teve a chance de se vacinar, pede aos pais que não deixem de atualizar a caderneta de vacinação dos filhos.

Sonora: “Por isso é tão importante as campanhas de vacinação e é tão importante que as pessoas levem seus filhos, vacinem, e não se rendam a essas fake news que dizem que vacina é perigosa, não é necessária e que as pessoas devem poder escolher ou não se vacinam seus filhos”.

Neste sábado (17) é o dia D de vacinação contra a poliomielite para crianças de até cinco anos de idade. A meta do Ministério da Saúde é imunizar 95% desse público, estimado em 11,2 milhões de pessoas. Também haverá multivacinação para Crianças e adolescentes com menos de 15 anos, não vacinados ou com esquemas incompletos de qualquer vacina.

O presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações, Juarez Cunha, ressalta que, mesmo com a pandemia do novo coronavírus, os pais ou responsáveis devem levar as crianças aos postos de saúde, que adotaram os protocolos sanitários para garantir a segurança de quem comparecer a esses locais.

Sonora: “Estamos fazendo uma campanha junto com o Unicef e com a Sociedade Brasileira de Pediatria que se chama exatamente ‘Vacinação em dia mesmo na pandemia’. É claro que todos devem respeitar as regras gerais de segurança pra gente tentar se proteger do coronavírus: uso de máscara pelos pais e crianças com mais de dois anos quando forem às unidades de saúde, distanciamento e lavagem de mãos.

A vacina é a única forma de prevenir a poliomielite, que é contagiosa e pode infectar crianças e adultos. Nos casos mais graves, pode causar paralisias musculares, principalmente dos membros inferiores e até levar à morte. O esquema vacinal contra a doença é composto por três doses de vacina injetável, em bebês de dois, quatro e seis meses, e mais as doses de reforço com a vacina em gotinha.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação segue até 30 de outubro.

 

Edição: Adrielen Alves

Últimas notícias
Direitos Humanos

Podcast Crianças Sabidas: 60 anos do golpe militar de 1964

A Radioagência Nacional lança o segundo episódio do podcast Crianças Sabidas, com jornalismo voltado para o público infantil. Neste episódio, 60 anos do golpe militar de 1964 , a jornalista Akemi Nitahara, que é autora da série de livros infantis Naomi e Anita, conta sobre o golpe e suas consequencias para o país por meio de músicas compostas na época. 

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo