Anvisa mantém suspensão de testes da Coronavac

Por causa da interrupção, nenhum novo voluntário poderá ser vacinado

Publicado em 10/11/2020 - 20:16 Por Renata Martins - Brasília

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa, manteve a suspensão dos testes da Coronavac e afirmou que não há prazo para liberação.

Diretores da Agência participaram de coletiva, em Brasília, na tarde dessa terça-feira (10), para explicar os motivos que levaram a suspensão dos testes no país com a vacina contra o coronavírus da farmacêutica chinesa Sinovac.

Por causa da interrupção do estudo, nenhum novo voluntário poderá ser vacinado. A decisão ocorreu na segunda-feira (09), três horas depois de receber notificação do Instituto Butantan, responsável pelos testes no Brasil, sobre a ocorrência de um “efeito adverso grave não esperado” em um dos participantes.

Segundo o presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres, a medida faz parte dos processos de pesquisa e lembra que outras pesquisas foram suspensas.

Porém, o Instituto Butantan questiona o rápido tempo de análise para decisão e as razões para suspensão. Em outubro, por exemplo, um médico brasileiro que tomou a vacina em teste da Universidade de Oxford morreu devido a complicações da covid-19.

Neste caso, a Anvisa não suspendeu os testes, pois ao ser notificada, o Comitê Internacional de Avaliação de Segurança sugeriu o prosseguimento do estudo, porque o voluntário estava no grupo que foi vacinado com placebo.

No evento relacionado à vacina chinesa a causa morte foi suicídio. Que para o Butantan não tem relação com a vacina. A Anvisa alegou que o Instituto não deu detalhes e que apenas teria informado a ocorrência de um evento adverso grave ocorrido no dia 29 de outubro.

Em reunião nesta terça-feira entre técnicos da Anvisa e do Butantan, o instituto apresentou mais detalhes da morte. Mas segundo Gustavo Mendes, gerente geral de medicamentos, nada mudou.

À noite, a Anvisa informou que recebeu documento emitido pelo Comitê Internacional Independente de Análise do evento adverso grave não esperado relativo à vacina Coronavac. Segundo a Agência, o documento está sob análise do grupo interno da Anvisa.

Edição: Joana Lima

Últimas notícias
Justiça

PGR denuncia Carla Zambelli e hacker que invadiu o sistema do CNJ

De acordo com a PGR, Zambelli foi autora intelectual da invasão e procurou o hacker para executar o crime e emitir um falso mandado de prisão contra o ministro do STF Alexandre de Moraes.

Baixar arquivo
Política

Comissão do Senado aprova redução do IR para motoristas de aplicativos

O texto, de autoria do senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), recebeu relatório favorável do senador Sérgio Petecão (PSD-AC). O texto muda a base de cálculo do imposto para que o IR seja reduzido de 60% para 20%.

Baixar arquivo
Política

Tarifa social de água e esgoto é aprovada em comissão do Senado

A proposta prevê que famílias de baixa renda paguem menos pelo uso de água. O projeto agora segue, em regime de urgência, para o plenário. 

Baixar arquivo
Esportes

Futebol: brasileiros entram em campo pela Libertadores e Sul-Americana

Hoje também tem jogo da série B do Campeonato Brasileiro. Brusque recebe o Mirassol no interior catarinense.

Baixar arquivo
Saúde

Ministra da Saúde nega mudanças na gestão de hospitais federais no Rio

A rede hospitalar federal na capital fluminense vem sendo alvo de uma série denúncias de problemas de atendimento, falta de materiais, de profissionais e de manutenção. Servidores se manifestaram contrários à possibilidade de transferência de gestão para os governos estadual e municipal. 

Baixar arquivo
Internacional

Em Gaza, mais de 300 corpos são encontrados em valas comuns

Os corpos, entre eles de mulheres e idosos, foram encontrados dentro e no entorno dos hospitais que foram alvos de operações israelenses. E mais: contra a guerra em Gaza, alunos promovem protestos e acampamentos nas universidades dos Estados Unidos. E a crise migratória deixa mais cinco mortos na travessia para o Reino Unido. Uma pequena embarcação levava 110 pessoas.

Baixar arquivo