CNS recomenda medidas para garantir vacina contra coronavírus

Vacinas comprovadamente eficazes devem ser incorporadas ao PNI

Publicado em 04/11/2020 - 20:40 Por Eliane Gonçalves - São Paulo

O Conselho Nacional de Saúde recomendou a adoção de medidas para garantir o acesso da população brasileira às vacinas contra o coronavírus.

Segundo a recomendação 67 aprovada pelo colegiado nessa terça-feira (04), as vacinas comprovadamente eficazes e que estejam disponíveis no mercado, precisam ser adquiridas e incorporadas ao Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde.

Para o representante do Ministério no Conselho, Neilton Araújo, a recomendação não era necessária, mas ajuda a esclarecer que vacina não tem nacionalidade.

A decisão da principal instância deliberativa do Ministério da Saúde foi tomada depois da crise aberta com a decisão do governo em suspender a compra da vacina que está sendo desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan em São Paulo.

Segundo a recomendação, decisões como essa podem ser consideradas infração contra saúde pública. A recomendação também pede que o Congresso Nacional e o Judiciário tomem providências quando for necessário proteger a população de decisões que não sejam baseadas na ciência.

Em setembro, o Conselho já tinha recomendado ao Ministério da Saúde a retirada de todos os materiais de comunicação que faziam alusão à não obrigatoriedade de vacinação contra a covid-19.

O Brasil já registrou nesta quarta-feira (04), mais de cinco milhões de casos de infecção por covid-19 e mais de 160 mil mortes pela doença.

Edição: Joana Lima

Últimas notícias
Política

Governo encaminha projeto de lei da reoneração ao Congresso Nacional

A reoneração de 17 setores da economia é uma das medidas defendidas pelo Ministério da Fazenda para recuperar a arrecadação federal.

Baixar arquivo
Internacional

Lula vai participar de cúpulas regionais na Guiana e em ilha do Caribe

No encontro, os chefes de Estados vão tratar de desenvolvimento sustentável, segurança alimentar e nutricional.

Baixar arquivo
Justiça

Fundação holandesa cadastra vítimas da Braskem para ação judicial

A entidade já representa outras nove vítimas em um caso contra a petroquímica, também na Holanda, onde a empresa tem subsidiárias. 

Baixar arquivo
Geral

Mais um fugitivo de penitenciária no Piauí é recapturado

De acordo com a Secretaria Estadual de Justiça, o suspeito estava na casa da avó dele, quando foi detido por equipes da Força Tática e policiamento ostensivo do 19º Batalhão da Polícia Militar.

Baixar arquivo
Geral

Polícias fazem operação em comunidade do RJ contra o tráfico de drogas

Policiais Civis e Militares fazem operação contra o tráfico de drogas na comunidade Vila Aliança, em Bangu, Zona Oeste do Rio. Já houve confronto e foram apreendidos um fuzil e uma quantidade ainda não contabilizada de drogas.

Baixar arquivo
Geral

Governo adia por 3 meses portaria sobre trabalho aos feriados

Segundo o ministro Alexandre Padilha, a Mesa Nacional de Negociação tripartite tem 90 dias para chegar a um acordo de como a determinação da Lei vai ocorrer.

Baixar arquivo