Com aumento dos casos de covid-19, prefeitos descartam ou não lockdown

Alguns municípios fecharam apenas bares, casas noturnas e de eventos

Publicado em 27/11/2020 - 17:52 Por Lucas Pordesu Leon - Brasília

O aumento no número de casos do novo coronavírus em algumas regiões do país tem feito governos se posicionarem sobre possíveis medidas mais restritivas para a circulação de pessoas. A prefeitura de Curitiba mandou fechar bares e casas noturnas a partir desta sexta-feira (27).

Já os governos do Ceará e de Alagoas descartaram a necessidade de novos lockdowns, enquanto em Mato Grosso do Sul o governo recomenda o aumento de restrições.

Em Curitiba, a prefeitura fechou por decreto, por 7 dias, bares, casas noturnas e outros locais de eventos. Também foi proibido encontros profissionais e confraternizações de grupos corporativos, sendo liberada apenas reunião de grupos familiares que residam no mesmo domicílio.

Outras atividades econômicas, como restaurantes, teatros, feiras livres e centros comerciais poderão continuar funcionando, mas em horário reduzido. Já hotéis, resorts e pousadas devem operar com até 50% da capacidade.

A prefeitura de Curitiba justificou a decisão devido ao aumento de casos nas últimas semanas e também porque a taxa de ocupação de UTIs do SUS estava em 94% nessa quinta-feira (26).

No Ceará, o governador do estado, Camilo Santana, do PT, descartou a possibilidade de um novo lockdown.

Em Alagoas, o governo reconheceu um leve aumento de casos da covid-19 no estado, mas também descartou a necessidade de novo lockdown ou outras medidas restritivas. Em reunião com representantes de setores econômicos do estado, a Secretaria de Saúde informou que o sistema não está sobrecarregado.

Já em Mato Grosso do Sul, o governo estadual emitiu um alerta aos municípios para que aumentem as restrições à circulação de pessoas. O número de municípios com a bandeira vermelha, a mais grave em relação a pandemia, saltou de 12 para 22 em uma semana. Sendo que 31 dos 79 municípios do estado pioraram o grau de risco em relação a doença.

Já o número de pessoas internadas por Covid-19 em Mato Grosso do Sul saiu de 206 para 406 pacientes num intervalo de 16 dias.

Edição: Joana Lima

Últimas notícias
Direitos Humanos

Podcast Crianças Sabidas: 60 anos do golpe militar de 1964

A Radioagência Nacional lança o segundo episódio do podcast Crianças Sabidas, com jornalismo voltado para o público infantil. Neste episódio, 60 anos do golpe militar de 1964 , a jornalista Akemi Nitahara, que é autora da série de livros infantis Naomi e Anita, conta sobre o golpe e suas consequencias para o país por meio de músicas compostas na época. 

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo