Dia do Doador de Sangue: hemocentros alertam para redução de estoques

Por causa da pandemia, doações foram 20% menores no país

Publicado em 25/11/2020 - 17:23 Por Glauco de Queiroz, da TV Brasil - Brasília

Hoje é o Dia Nacional do Doador de Sangue. Hemocentros de 15 estados e do Distrito Federal promovem, durante essa semana, uma campanha pra agradecer e incentivar a doação, especialmente em tempos de pandemia, quando houve redução nos estoques do país.

Com o tema Somos Todos do Mesmo Sangue, os hemocentros esperam reverter a queda nas doações. 

Em todo o país, segundo o Ministério da Saúde, os estoques caíram 20% em outubro, na comparação com o mesmo período do ano passado.

Os estoques do Hemocentro de Brasília, por exemplo, estão abaixo do ideal para todos os tipos sanguíneos. De acordo com o diretor-executivo da unidade, Alexandre Nonino, a demanda deve aumentar até o fim do ano.

A recepcionista Letícia Monteiro atendeu ao chamado e não teve receio de doar, mesmo com a pandemia.

Quem também aderiu à campanha foi a primeira-dama Michelle Bolsonaro, que visitou hoje o Hemocentro de Brasília acompanhada de ministros. Ela deixou uma mensagem aos doadores.

Existem 32 hemocentros no país. Por ano, são realizadas mais de 3 milhões de doações de sangue. Uma taxa de 1,6% dos habitantes, acima do recomendado pela Organização Mundial de Saúde, que é de 1%.

O doador deve ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar mais de 51 kg e estar em bom estado de saúde.

Quem teve contato com pessoa diagnosticada ou com suspeita de Covid-19 fica impedido de doar sangue por 14 dias. O mesmo vale para quem teve febre ou sintomas respiratórios.

Pacientes com Covid-19 devem aguardar 30 dias após o desaparecimento completo dos sintomas.

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo