Governo detalha grupos que devem ser prioridade para vacina de Covid

Ministério da Saúde também divulgou dados da doença entre gestantes

Publicado em quinta-feira, 19 Novembro, 2020 - 21:59 Por Victor Ribeiro - Brasíia

Depois de três semanas sem entrevistas coletivas, o Ministério da Saúde voltou a reunir a imprensa nessa quinta-feira, para divulgar informações sobre a pandemia da Covid-19. E deu mais detalhes sobre o plano de vacinação contra a doença.

De acordo com o secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros, a estratégia de imunização se divide em 10 eixos. Um dos principais é a definição do público prioritário.

Nos demais eixos, o governo brasileiro vai acompanhar as vacinas em desenvolvimento no mundo. Atualmente, mais de 400 substâncias estão em pesquisa, sendo 10 delas na fase 3, a mais avançada. O ministério também vai avaliar o custo, para decidir se a vacina contra o novo coronavírus será aplicada temporariamente ou incluída no calendário regular, como a da gripe.

Entre os eixos previstos estão, ainda, uma campanha de divulgação da vacinação. E o monitoramento para analisar eventuais efeitos colaterais e para garantir, por exemplo, que pessoas que tomaram a primeira dose de uma vacina tomem a segunda dose do mesmo imunizante.

Nessa quinta, o Ministério da Saúde também divulgou um manual para orientar gestores municipais e estaduais a manterem os tratamentos contra câncer, obesidade, diabetes, hipertensão e o tratamento odontológico no SUS. E apresentou números sobre a Covid-19 entre gestantes.

O ministério comparou duas semanas. A primeira, antes da edição de uma portaria sobre cuidados com as grávidas, de 6 a 11 de julho, quando 212 gestantes receberam o diagnóstico positivo para a doença e 10 delas morreram. A segunda semana, de 6 a 12 de setembro, foi quando a portaria já estava em vigor e o número de gestantes com Covid-19 caiu 57%, para 91, e duas delas morreram.

O secretário de Atenção Primária à Saúde, Raphael Câmara Parente, destacou que, nas Américas, o Brasil é o 2º país com o maior número de mortes de mulheres grávidas: foram 135. O secretário mostrou um balanço feito em agosto pela Organização Pan-Americana de Saúde, que indicava que 140 gestantes contaminadas pelo coronavírus tinham morrido no México.

No mesmo período, os Estados Unidos, epicentro da pandemia na região, tinham registrado 44 mortes entre gestantes. Na Argentina, seis. E, no Uruguai, nenhuma mulher grávida morreu por causa da Covid-19.

De acordo com os secretários do Ministério da Saúde, um ataque cibernético no começo do mês dificultou a centralização dos dados da pandemia. Por isso, o balanço semanal que indica como está a situação do Brasil em relação aos demais países não foi atualizado. Os dados mais recentes são do dia 25 a 31 de outubro.

Nessa quinta-feira, o ministério registrou 35.918 novos casos e 606 mortes causadas pela Covid-19. Ao todo, o país tem 5,9 milhões casos confirmados e 168.061 vidas perdidas para a pandemia.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Câncer em crianças e jovens tem 80% de cura com diagnóstico precoce

O Dia Nacional de Enfrentamento ao Câncer Infantojuvenil é celebrado nesta segunda-feira (23). A data foi criada para conscientizar sobre a importância do diagnóstico e do tratamento precoce da doença.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Bolsonaro rebate críticas sobre preservação da Amazônia

Presidente afirmou que Brasil tem maior área de preservação do mundo. Segundo ele, países que criticam são movidos por interesses econômicos. 

Baixar arquivo
Geral

Cristo Redentor será iluminado de vermelho por doações de sangue

A ação é inédita e tem como objetivo destacar a importância desse gesto, sobretudo durante a pandemia, quando houve queda de até 50% nas doações no Brasil.

Baixar arquivo
Geral

PF realiza maior operação contra o tráfico de drogas no país

Considerada a maior do ano em valores de lavagem de dinheiro e a maior da história em apreensão de cocaína, a Operação Enterprise foi deflagrada pela Polícia Federal, nesta segunda-feira (23).

Baixar arquivo
Geral

Total de ônibus em circulação no Rio de Janeiro cai durante pandemia

Não é de hoje que cariocas sofrem com o desaparecimento de linhas de ônibus que circulam na cidade. Mas, o problema se agravou durante a pandemia. Um estudo aponta que a cada cinco ônibus que deveriam estar nas ruas da cidade do Rio, apenas dois estavam circulando no trimestre

Baixar arquivo
Esportes

Bruno Soares é líder do ranking mundial de dupla de tênis

O brasileiro Bruno Soares, mesmo sendo eliminado na ATP Finals, fechou o ano de 2020 na liderança do ranking mundial de duplas.

Baixar arquivo