Ministério da Saúde lança campanha contra o Aedes Aegypti

Paraná e estados do Centro-Oeste registram maior número de infectados

Publicado em 24/11/2020 - 15:16 Por Anna Luisa Praser - Brasília

Em tempos de covid-19, a gente não pode não pode esquecer da dengue. Neste ano esse assunto tá meio apagadinho, o que não quer dizer que o mosquito da dengue não esteja fazendo vítimas por aí. Em 2020, 971.136 casos da doença já foram registrados e 528 pessoas acabaram morrendo.

O Paraná e estados da região Centro-Oeste como Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e Mato Grosso registraram maior número de contaminações. O Ladécio Brito, de 31 anos mora no Distrito Federal foi um dos que acabou pegando dengue.

Para reduzir o número de casos, o Ministério da Saúde lançou nesta terça-feira (24), a campanha nacional de Combate ao Mosquito Aedes aegypti. É que esse inseto é bem pequeninho, mas faz um estrago enorme. Isso porque além da dengue, ele transmite outras duas doenças: a zika e chikungunya.

Só para ter uma ideia, 78.808 pessoas tiveram chikungunya esse ano, principalmente na Bahia e do Espírito Santo, que concentram mais de 67% dos casos. Outras 7.000  pessoas contraíram zika.

A maioria dos infectados, 45%, vivem também na Bahia e no Rio Grande do Norte. É por isso que o Secretário Executivo do Ministério da Saúde, Elcio Franco, fala da importância de se combater o vetor dessas doenças.

A campanha do Ministério da Saúde vai passar nas rádios e TVs até o dia 31 de dezembro, mas o nosso trabalho de não deixar acumular água em potes de plantas, garrafas, pneus e objetos que possam ser criadouros do mosquito da dengue deve durar o ano todo. 

Edição: Joana Lima

Últimas notícias
Geral

TV Universitária da UFRR está na multiprogramação da EBC

Com a multiprogramação, a oferta de conteúdos para a população aumentará.  O público terá acesso a amplo material jornalístico, científico, educativo e de entretenimento, produzido diariamente.

Baixar arquivo
Educação

Câmara regulamenta ensino domiciliar, destaques ainda serão analisados

A Câmara aprovou nesta quarta-feira o texto-base do projeto que regulamenta a prática da educação domiciliar no Brasil.

Baixar arquivo
Política

Senado aprova regulamentação da identidade profissional de radialista

Com isso, o documento pode ser usado como identidade válida em todo o território nacional. O projeto segue para sanção presidencial.

Baixar arquivo
Política

Senado aumenta a punição para o crime de injúria racial em eventos

O senado aprovou na noite desta quarta-feira aumento da punição para quem comete o crime de injúria racial em eventos esportivos, religiosos e humorísticos.

Baixar arquivo
Economia

BID destaca importância do setor privado em projetos de saneamento

A diretora executiva do BID, Banco Interamericano de Desenvolvimento, para o Brasil e Suriname, Marta Seiller, destacou a importância dos investimentos e parcerias do setor privado nos projetos de saneamento no país.

Baixar arquivo
Justiça

STF retoma julgamento que analisa se Lei Seca viola a Constituição

O plenário do Supremo Tribunal Federal retoma nesta quinta-feira o julgamento que analisa se trechos da Lei Seca violam a Constituição Federal.

Baixar arquivo