SP registra 295 mortes por Covid-19 após problema para atualizar dados
Depois de quase uma semana enfrentando dificuldades para atualizar os números do coronavírus, o estado de São Paulo contabilizou nessa quinta-feira 295 novas mortes em função da doença.
Segundo o secretário de saúde, Jean Gorinchteyn, o número representa o acumulado dos últimos 5 dias e ainda é preciso esperar atualizar os dados para ter números mais reais sobre a pandemia.
Com essa ressalva, o secretário anunciou o número de 40.212 mortes por coronavírus no estado e mais de 1,156 milhão de casos confirmados da doença.
O sistema de registro de casos é unificado em todo o país via SUS.
Em nota, o Ministério da Saúde informou que a plataforma de inserção de dados está normalizada desde a última terça-feira e que todos os estados estão aptos a atualizar os registros no sistema.
Mesmo com os números em atraso, a Secretaria de Saúde do estado vem registrando queda nos óbitos, casos confirmados e internações. Mas as eleições no próximo final de semana preocupam as autoridades de saúde.
A orientação é manter todos os cuidados na hora de votar, com o uso de máscara, distanciamento social e o uso da própria caneta para assinar o comprovante de comparecimento. O coordenador do Centro de Contingência para o Coronavírus, José Medina, também pediu cuidado na hora de comemorar os resultados.
O Centro de Contingência também está preocupado com as festas de fim de ano, e está preparando um guia de recomendações sobre os cuidados a serem tomados nos encontros familiares e também com as atividades de verão. O guia deve ser divulgado na semana que vem.
![Reuters/Davi Pinheiro/Direitos reservados Trabalhador do campo usa pesticida e agrotóxico em plantação.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcello Casal jr/Agência Brasil Remédios, comprimidos](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Paulo Pinto/Agência Brasil São Paulo (SP), 22/01/2025 - Termômetro no centro de São Paulo marca temperatura alta no início da tarde. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sq92ux)
![Marcelo Camargo/Agência Brasil parto](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)