Anvisa confirma identificação de fungo resistente e letal no Brasil
Em meio à pandemia de covid-19, uma nova preocupação para os profissionais de saúde.A Agência Nacional de Vigilância Sanitária fez um alerta sobre a descoberta de um fungo super resistente a medicamentos e que leva à morte em 60% dos casos. Esse é um possível primeiro caso de Candida auris no país. O fungo estava no catéter de um paciente com covid-19 internado em um hospital particular em Salvador .
O infectologista Antônio Bandeira faz parte da Diretoria da Vigilância Epidemiológica da Bahia e destaca o que esse fungo pode causar no corpo humano.
Na semana passada, a equipe desconfiou após os sintomas do paciente. Após o resultado positivo, a equipe de saúde fez duas contraprovas, sendo uma delas no Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia e a outra na Universidade de São Paulo. Todas deram positivo. De acordo com a Vigilância Epidemiológica baiana, o paciente está se recuperando, sem risco de morrer por causa da Candida auris.
Como é difícil identificar em exames comuns e eliminar o fungo do ambiente contaminado, existe chance de ocorrer um surto da doença.
O fungo Candida auris foi identificado pela primeira vez em 2009, no ouvido de uma paciente no Japão. Depois, pesquisadores identificaram a contaminação na Índia, África do Sul, Venezuela, Colômbia, Estados Unidos, Israel, Paquistão, Quênia, Kuwait, Reino Unido e Espanha.
Com produção de Deográcia Pinto, da Rádio Nacional, em Brasília, Victor Ribeiro.