Covid-19: Bolsonaro assina MP que destina R$ 20 bilhões para vacinação
![Marcello Casal JrAgência Brasil Movimentação de idosos no posto da 612 Sul para Vacinação contra Influenza](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
Vinte bilhões de reais. Esse foi o valor destinado nesta quinta-feira (17) para o Ministério da Saúde para a vacinação da covid-19, por meio de medida provisória.
A MP foi assinada pelo presidente Jair Bolsonaro durante a cerimônia de posse do novo ministro do Turismo, Gilson Machado.
O valor de R$ 20 bilhões vai cobrir despesas com a compra das doses de vacina, seringas, agulhas, logística, comunicação para o chamamento da população a ser vacinada.
O dinheiro não é destinado a nenhuma vacina específica. Ele será utilizado conforme o planejamento e as necessidades do Ministério da Saúde.
Segundo Jair Bolsonaro, assim que houver autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), as vacinas já estarão à disposição de todos.
A medida também permite que as autoridades de saúde possam adquirir as primeiras vacinas que tenham o uso autorizado pela Anvisa e que apresentem possibilidade de rápida disponibilização à população brasileira.
Os 20 bilhões são do superávit financeiro de exercícios anteriores e não dependem da aprovação de lei para serem utilizados, porque é um crédito extraordinário. Os recursos ficarão disponíveis imediatamente e poderão ser utilizados desde já pelo Ministério da Saúde.
Lembrando que, nesta semana, o governo lançou o Plano de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19. Ainda não há uma data estabelecida para o início da campanha de vacinação.
Mas o ministro da Saúde, Eduardo Pazzuello, disse que, se o planejamento for mantido, e alguns laboratórios apresentarem os estudos pendentes ainda neste mês, a Anvisa realiza a análise e, em meados de fevereiro, o Sistema Único de Saúde (SUS) estará com as vacinas registradas para iniciar o plano de vacinação.
![Paulo Pinto/Agência Brasil São Paulo (SP) 07/02/2025 - Acidente envolvendo um avião de pequeno porte que caiu na avenida Marquês de São Vicente, após decolar do Campo de Marte.
Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Valter Campanato/Agência Brasil Brasília, (DF), 08.08.2024 - Lideranças indígenas Guarani Kaiowá do Mato Grosso do Sul realizam ato pelo fim do massacre em curso na TI Panambi – Lagoa Rica. Foto: Valter Campanato/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Leo Fontes/UNIVERSO PRODUÇÃO/ DIVULGAÇÃO Rio de Janeiro (RJ) 28/01/2025 - Cena do filme - Cinema deve olhar para violações a indígenas na ditadura.
Foto: Leo Fontes/UNIVERSO PRODUÇÃO/ DIVULGAÇÃO](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Arte EBC Podcast Dizem as Fontes EP 2 A Entrevista](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Maiara Cerqueira/MinC Salvador (BA), 06/02/2025 - Ministra da Cultura Margareth Menezes visita Igreja de São Franscisco de Assis, no Pelourinho, que teve o teto desabado. Foto: Maiara Cerqueira/MinC](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Projeto Aldeias/Divulgação/Arquivo Rio de Janeiro (RJ) 13/01/2025 - imersão na floresta crianças e adolescente do projeto aldeias visitam o rio Xingu
Foto: Projeto Aldeias/Divulgação/Arquivo](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)