Curitiba abre comércio neste domingo (20); Minas decreta onda vermelha

Publicado em 18/12/2020 - 19:45 Por Daniel Ito - Brasília

A prefeitura de Curitiba decidiu autorizar a abertura das lojas neste domingo (20) que antecede o feriado de Natal.

O objetivo é permitir que o aumento do movimento no comércio na semana natalina possa ser diluído, reduzindo a aglomeração de pessoas nas lojas ao longo da semana.

Mesmo com a autorização da abertura do comércio no domingo, a prefeitura da capital paranaense ressaltou que todos os protocolos de segurança seguem valendo, como o controle de pessoas, distanciamentos, uso de máscara e higiene das mãos.

Haverá fiscalização para identificar possíveis abusos, tanto de lojistas quanto de consumidores.

Com o movimento no comércio e a expectativa de reuniões familiares para celebrar o Natal, a gestão municipal está preocupada com um possível disparo nos casos de covid-19 na cidade.

Por isso, a secretária de Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak, faz um apelo à população para continuar tomando as medidas de prevenção, como uso de máscara e higienização constante das mãos.

Já em Minas Gerais, o governo decretou onda vermelha de risco da covid-19 durante toda a semana do Natal.

A situação atinge sete das 14 macrorregiões de Saúde em que o estado é dividido. São elas: Jequitinhonha, Leste, Leste do Sul, Nordeste, Vale do Aço, Sudeste e Centro-Sul.

O alerta vermelho vale a partir deste sábado (19) até o dia 26 de dezembro. A restrição permite apenas o funcionamento de serviços essenciais, como farmácias, supermercados, padarias e bancos.

Segundo o governo mineiro, a decisão visa a manter o equilíbrio do cenário pandêmico, para que o número de casos se mantenha estável e sob controle, e faz parte das orientações sobre a retomada segura das atividades econômicas no estado.

 

Edição: Ana Pimenta

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo