A prefeitura de Curitiba decidiu autorizar a abertura das lojas neste domingo (20) que antecede o feriado de Natal.
O objetivo é permitir que o aumento do movimento no comércio na semana natalina possa ser diluído, reduzindo a aglomeração de pessoas nas lojas ao longo da semana.
Mesmo com a autorização da abertura do comércio no domingo, a prefeitura da capital paranaense ressaltou que todos os protocolos de segurança seguem valendo, como o controle de pessoas, distanciamentos, uso de máscara e higiene das mãos.
Haverá fiscalização para identificar possíveis abusos, tanto de lojistas quanto de consumidores.
Com o movimento no comércio e a expectativa de reuniões familiares para celebrar o Natal, a gestão municipal está preocupada com um possível disparo nos casos de covid-19 na cidade.
Por isso, a secretária de Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak, faz um apelo à população para continuar tomando as medidas de prevenção, como uso de máscara e higienização constante das mãos.
Já em Minas Gerais, o governo decretou onda vermelha de risco da covid-19 durante toda a semana do Natal.
A situação atinge sete das 14 macrorregiões de Saúde em que o estado é dividido. São elas: Jequitinhonha, Leste, Leste do Sul, Nordeste, Vale do Aço, Sudeste e Centro-Sul.
O alerta vermelho vale a partir deste sábado (19) até o dia 26 de dezembro. A restrição permite apenas o funcionamento de serviços essenciais, como farmácias, supermercados, padarias e bancos.
Segundo o governo mineiro, a decisão visa a manter o equilíbrio do cenário pandêmico, para que o número de casos se mantenha estável e sob controle, e faz parte das orientações sobre a retomada segura das atividades econômicas no estado.