Justiça deve decidir ainda hoje se mantém lockdown em Búzios (RJ)

Desde quinta só moradores e trabalhadores têm acesso à cidade

Publicado em 18/12/2020 - 13:18 Por Cristiane Ribeiro - Rio de Janeiro

O presidente do Tribunal de Justiça do estado do Rio de Janeiro, desembargador Cláudio de Melo Tavares decide ainda nesta sexta-feira (18) se mantém o lockdown em Búzios por causa do aumento de casos da Covid-19, ou se reverte a decisão da 2ª Vara do município e libera os acessos, o turismo e o funcionamento de todas as atividades em uma das cidades praianas mais procuradas por turistas do Brasil e do exterior.

Desde ontem (17), só moradores e trabalhadores de serviços essenciais passam pelas barreiras sanitárias montadas nas duas entradas de Búzios. Os turistas devem deixar a cidade até este sábado (19). A liminar da justiça foi concedida em favor da Defensoria Pública, que cobra da prefeitura o cumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta assinado em junho, em que um dos compromissos é o aumento do número de leitos para o tratamento da Covid-19.

Mas o prefeito em exercício da cidade, Henrique Gomes, diz que desde que assumiu o cargo, em outubro, começou a cumprir vários itens do TAC. Segundo ele, os 17 leitos exigidos foram implantados; foi instalada a tenda de atendimento especial para pacientes com sintomas da doença, e contratados 14 médicos, 14 enfermeiros e técnicos de enfermagem para oferecer um funcionamento 24h do espaço.

Em Petrópolis, na região serrana do estado, a justiça acatou pedido do Ministério Público do Estado e determinou a suspensão imediata do funcionamento de bares e de templos e cultos religiosos por causa do alto risco de contaminação pelo novo coronavírus e da falta de leitos para o tratamento da Covid-19.

Últimas notícias
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo
Esportes

Libertadores: Flamengo e Palmeiras terão duelo contra altitude

Nesta quarta-feira (24), Flamengo vai a La Paz, na Bolívia, para enfrentar o Bolívar. E Palmeiras vai a Quito, no Equador, para encarar Independiente del Valle. 

Baixar arquivo
Cultura

Carnaval: maior festa popular agora é manifestação cultural nacional

“É colocar o carnaval do lugar de direito dele”, afirma Rita Fernandes, presidente da Sebastiana, associação de blocos de rua do Rio de Janeiro. Para ela, a lei significa mais incentivos e mais investimentos em torno da folia que leva milhões às ruas brasileiras.   

Baixar arquivo
Saúde

Brasil registra mais de 3 mil mortes por covid-19 em 2024

Infectologista fala da necessidade de se manter o reforço da vacinação em dia para evitar que as pessoas se tornem agentes de contaminação para pessoas do grupo de risco. 

Baixar arquivo
Geral

Portos e Aeroportos e Anac irão investigar morte de cão Joca em avião

O cão Joca morreu aos cuidados da Gol. Ele foi embarcado para o destino errado e ficou oito horas dentro do canil, a uma temperatura de 36°. Presidente Lula prestou homenagem ao golden retriever, usando uma gravata com cachorros.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Caso Bruno e Dom: Justiça adia julgamento sobre júri popular

O desembargador federal retirou o julgamento da pauta para avaliar o pedido dos advogados de defesa. Ele também não divulgou nova data para retornar a apreciação. 

Baixar arquivo