Superfungo encontrado em cateter não contaminou paciente

Homem já teve alta, segundo Secretaria de Saúde da Bahia

Publicado em 11/12/2020 - 20:55 Por Renata Martins - Brasília

O superfungo encontrado em um cateter usado em um homem de 59 anos que estava internado em Salvador não contaminou o paciente, que já teve alta.

A informação é da assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde da Bahia, que não informou o dia em que ele deixou o hospital.

Esta semana, a Anvisa confirmou o caso como a primeira circulação identificada no Brasil do fungo Candida auris, após análise do sequenciamento genético realizada pelo Laboratório Especial de Micologia da Escola Paulista de Medicina.

Esse fungo pode causar infecção na corrente sanguínea e outras infecções invasivas que podem ser fatais, principalmente em pacientes imunocomprometidos ou com comorbidades.

Diferente de outros fungos, ele pode ser transmitido de pessoa para pessoa ou pelo contato com superfícies contaminadas.

O C. auris foi detectado na sexta-feira passada no cateter de um paciente de 59 anos internado em um hospital privado da capital baiana. O cateter é aquele tubo onde fica a agulha injetada na veia.

O infectologista Antônio Bandeira, da Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Bahia, informou as medidas adotadas para evitar a propagação do fungo.

Segundo a Agência de Vigilância brasileira, A Candida auris representa uma grave ameaça à saúde global, pois algumas de suas variações podem apresentar resistência aos medicamentos comumente utilizados para tratar infecções.

O fungo Candida auris foi identificado pela primeira vez em 2009, no ouvido de uma paciente no Japão. Depois, pesquisadores identificaram a contaminação em 11 países, entre eles Venezuela, Colômbia, Estados Unidos e Espanha.

Últimas notícias
Justiça

Justiça condena empresa eólica a pagar indenização para morador no RN

O morador alega "barulho constante" provocado pela rotação do aerogerador e dano estrutural no imóvel residencial.

Baixar arquivo
Saúde

Mudanças climáticas agravam riscos de trabalhadores, diz OIT

Para a Organização Internacional do Trabalho, inúmeras condições de saúde dos trabalhadores estão associadas às mudanças climáticas, incluindo câncer, doenças vasculares, respiratórias, renais e de saúde mental.

Baixar arquivo
Economia

Governo lança programa de crédito e renegociação de dívidas

Uma das ações permite que microempreendedores individuais e pequenos e médios empresários negociem as dívidas e consigam crédito para melhorar os negócios.

Baixar arquivo
Justiça

STF dá 5 dias para X se manifestar sobre descumprir ordens judiciais

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes deu um prazo de cinco dias para que os representantes da rede social X, antigo Twitter, se manifestem sobre descumprimentos de ordem judicial nos perfis de contas bloqueadas na plataforma.

Baixar arquivo
Saúde

Saúde óssea depende de exercícios regulares, defende médico do INTO

Além de provocar sensação de bem-estar, elevar a autoestima e trazer melhorias para as relações sociais, a prática regular de atividade física tem um papel fundamental para a saúde óssea e muscular.

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisadores desenvolvem fármacos para tratamento de doenças crônicas

Pesquisadores brasileiros investem em pesquisa e na produção de novos fármacos, que podem ajudar no tratamento de pacientes que lutam contra doenças crônicas.

Baixar arquivo