Começa a distribuição da vacina da Oxford para os 92 municípios do Rio

Para 88 cidades, o transporte será feito por aeronaves

Publicado em 25/01/2021 - 14:15 Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

O governo do Rio de Janeiro já começou a distribuir as doses da vacina de Oxford/AstraZeneca para os 92 municípios do estado.

Para chegar até 88 dessas cidades, serão utilizadas aeronaves. Já outros 4 municípios, incluindo a capital, serão abastecidos por caminhões, porque ficam próximos da coordenadoria-geral de Armazenagem da Secretaria Estadual de Saúde, localizada em Niterói na região metropolitana, para onde as vacinas foram levadas neste fim de semana, depois de serem liberadas pela Fiocruz.

Das 2 milhões de doses que chegaram ao Brasil, 185 mil foram destinadas ao Estado do Rio de Janeiro, mas apenas cerca de 176 mil serão distribuídas, porque o estado manterá uma pequena reserva para o caso de alguma cidade ter problemas com a vacinação.

A capital, que concentra boa parte da população do estado, receberá aproximadamente 75 mil. Assim com os imunizantes do tipo Coronavac recebidos na semana passada, esses também serão destinados ao público prioritário, composto principalmente por profissionais de saúde, idosos ou pessoas com deficiência que vivem em instituições de cuidado intensivo e funcionários desses locais.

Mas em municípios onde vivem indígenas, esses também têm prioridade. No entanto, desta vez, não serão reservadas doses para a segunda aplicação, como foi feita com a Coronavac. Isso porque, no caso da vacina de Oxford, a segunda dose pode ser administrada em até 90 dias após a primeira. Neste período, o Brasil tem a expectativa de receber mais imunizantes para distribuir aos estados. Até a noite deste domingo, quase 93 mil pessoas já tinham sido vacinadas com a Coronavac no estado do Rio, das cerca de 232 mil previstas.

 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Política

Senado: Cronograma para CPI da Covid será apresentado na segunda

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, disse que na próxima segunda-feira, vai apresentar o cronograma e os procedimentos para a instalação da CPI da Covid-19.

Na primeira reunião serão escolhidos por meio de votação o presidente e o vice-presidente da Comissão.

Baixar arquivo
Política

Joaquim Silva e Luna é aprovado para a presidência da Petrobras

O general foi aprovado em reunião do Conselho de Administração da estatal realizada nesta sexta-feira (16). Também foram nomeados os sete integrantes da Diretoria Executiva da estatal. Três deles foram reconduzidos ao cargo.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa chega neste sábado a Moscou para vistoriar fábrica da Sputnik V

Conclusões vão subsidiar decisão sobre uso da vacina no Brasil. Anvisa faz busca ativa das informações, já que 40% dos documentos que devem ser entregues pelos fabricantes estão incompletos ou não chegaram a ser apresentados.

Baixar arquivo
Saúde

SP: Crianças e gestantes foram vacinadas contra covid por engano

 Ao todo, 51 pessoas foram vacinadas contra a covid-19 por engano no estado de São Paulo. Eram pessoas que deveriam tomar a vacina contra a gripe e acabaram recebendo doses da Coronavac.

Baixar arquivo
Geral

SP libera comércio e cultos religiosos em nova fase de transição

Medidas restritivas anunciadas ficam entre a atual fase vermelha do Plano São Paulo e a laranja, que adota restrições ainda mais brandas. As regras valem a partir de domingo (18).

Baixar arquivo
Saúde

Mulheres vacinadas produzem leite materno com anticorpos para a covid

É o que aponta estudo israelense publicado esta semana no periódico científico americano Jama. Os anticorpos no leite materno sugerem potencial efeito protetor contra a infecção em bebês, mas ainda são necessários mais estudos.

Baixar arquivo