Fiocruz vai identificar casos de covid-19 em favela do Rio

Publicado em 12/01/2021 - 16:08 Por Fabiana Sampaio - Rio de Janeiro

A Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz iniciou, nesta semana, uma pesquisa para identificar de forma precoce os casos de covid-19 na favela do Jacarezinho, na Zona Norte do Rio.

O levantamento, chamado de Vigilância Ativa, vai monitorar, por telefone, a saúde dos moradores, principalmente daqueles que têm maior risco para desenvolver quadros graves da doença. 

Segundo o pesquisador André Perissé, coordenador do VigiAtiva, o trabalho vai ser feito pelos agentes comunitários de saúde da Clínica da Família na região, já que boa parte deles mora no local e tem proximidade com os moradores. Perissé ressalta a importância de se fazer o diagnóstico precoce dos casos. 

Durante o primeiro contato, os moradores voluntários da pesquisa precisam responder a um questionário que dura cerca de 15 minutos.  As consultas seguintes vão ser mais rápidas.

Será realizado pelo menos um contato semanal com o participante do grupo de risco da covid-19 e ligações menos frequentes para os demais.  A pesquisa vai durar seis meses. 

O estudo também busca entender as condições locais para a implementação segura das medidas de prevenção e controle. Além disso, vai possibilitar que a Fiocruz atue no treinamento de profissionais para realização de busca ativa de pessoas infectadas pelo novo coronavírus. 

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo