Fiocruz vai identificar casos de covid-19 em favela do Rio

Publicado em 12/01/2021 - 16:08 Por Fabiana Sampaio - Rio de Janeiro

A Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz iniciou, nesta semana, uma pesquisa para identificar de forma precoce os casos de covid-19 na favela do Jacarezinho, na Zona Norte do Rio.

O levantamento, chamado de Vigilância Ativa, vai monitorar, por telefone, a saúde dos moradores, principalmente daqueles que têm maior risco para desenvolver quadros graves da doença. 

Segundo o pesquisador André Perissé, coordenador do VigiAtiva, o trabalho vai ser feito pelos agentes comunitários de saúde da Clínica da Família na região, já que boa parte deles mora no local e tem proximidade com os moradores. Perissé ressalta a importância de se fazer o diagnóstico precoce dos casos. 

Durante o primeiro contato, os moradores voluntários da pesquisa precisam responder a um questionário que dura cerca de 15 minutos.  As consultas seguintes vão ser mais rápidas.

Será realizado pelo menos um contato semanal com o participante do grupo de risco da covid-19 e ligações menos frequentes para os demais.  A pesquisa vai durar seis meses. 

O estudo também busca entender as condições locais para a implementação segura das medidas de prevenção e controle. Além disso, vai possibilitar que a Fiocruz atue no treinamento de profissionais para realização de busca ativa de pessoas infectadas pelo novo coronavírus. 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Justiça

Semana Nacional de Conciliação começa nesta semana

Reduzir o tempo de tramitação dos processos e realizar acordos para encerrar os conflitos trabalhistas. Esses são alguns dos objetivos da Semana Nacional de Conciliação e Execução Trabalhista, que acontece de 20 a 24 de setembro.

Baixar arquivo
Cultura

Ecad mostra impacto da pandemia no mercado de shows

No ano passado, a quantidade de apresentações teve uma queda superior a 80% em relação a 2019.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

5G está em negociação e a exploração comercial deve começar em 2022

O sistema 5G ainda está em fase de negociação no Brasil, e não está definido o padrão que vai ser adotado: americano, chinês ou europeu.

Baixar arquivo
Geral

Governo zera imposto de remédio para tratamento de câncer

Também não será cobrado o imposto de importação de produtos utilizados por pessoas com deficiência, como alguns tipos de próteses endoesqueléticas transfemurais e teclados especiais para computadores e softwares.

Baixar arquivo
Geral

Crise hídrica é tema do programa Brasil em Pauta deste domingo (19)

Programa recebe o secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia, Christiano Vieira, para falar sobre iniciativas do governo para reduzir os efeitos da seca.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Bombeiros controlam fogo na região da Chapada dos Veadeiros, em Goiás

O incêndio começou domingo (12) no local conhecido como Vale da Lua e não chegou a atingir o Parque Nacional da Chapada. Foram queimados o equivalente a 12 mil campos de futebol.

Baixar arquivo