Fiocruz vai identificar casos de covid-19 em favela do Rio

Publicado em terça-feira, 12 Janeiro, 2021 - 16:08 Por Fabiana Sampaio - Rio de Janeiro

A Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz iniciou, nesta semana, uma pesquisa para identificar de forma precoce os casos de covid-19 na favela do Jacarezinho, na Zona Norte do Rio.

O levantamento, chamado de Vigilância Ativa, vai monitorar, por telefone, a saúde dos moradores, principalmente daqueles que têm maior risco para desenvolver quadros graves da doença. 

Segundo o pesquisador André Perissé, coordenador do VigiAtiva, o trabalho vai ser feito pelos agentes comunitários de saúde da Clínica da Família na região, já que boa parte deles mora no local e tem proximidade com os moradores. Perissé ressalta a importância de se fazer o diagnóstico precoce dos casos. 

Durante o primeiro contato, os moradores voluntários da pesquisa precisam responder a um questionário que dura cerca de 15 minutos.  As consultas seguintes vão ser mais rápidas.

Será realizado pelo menos um contato semanal com o participante do grupo de risco da covid-19 e ligações menos frequentes para os demais.  A pesquisa vai durar seis meses. 

O estudo também busca entender as condições locais para a implementação segura das medidas de prevenção e controle. Além disso, vai possibilitar que a Fiocruz atue no treinamento de profissionais para realização de busca ativa de pessoas infectadas pelo novo coronavírus. 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Prova de vida de aposentados segue suspensa até fevereiro

Com o novo decreto publicado nesta quarta-feira (20), o INSS prorrogou até fevereiro a suspensão do corte dos pagamentos de quem não fez a comprovação, tanto para residentes no Brasil ou no exterior.

Baixar arquivo
Educação

Niterói classifica educação como atividade essencial

Com isso, escolas poderão funcionar e ano letivo deve começar em março. Atualmente, a cidade está no nível amarelo de controle da covid-19, o que significa que até o ensino fundamental pode retornar às aulas presenciais. O secretário de Educação disse que, no entanto, ainda não há decisão para reabertura imediata das escolas.

Baixar arquivo
Geral

Em Sergipe, prefeito deve responder por tomar vacina contra a covid-19

Prefeito do interior do estado de Sergipe poderá responder por ter tomado a vacina contra a covid-19 sem fazer parte dos grupos prioritários. 

Os detalhes com Pedro Ramos, da Rádio UFS FM de Aracaju. 

Baixar arquivo
Geral

INSS suspende atendimento do PREVBarco a comunidades do Amazonas

Com o agravamento da pandemia no Amazonas, o INSS resolveu suspender as missões dos chamados PREVBarcos, que são Unidades Móveis Flutuantes de atendimento à população ribeirinha e trabalhadores rurais.

Baixar arquivo
Justiça

Governo do AM terá que prestar informações sobre falta de oxigênio

Nessa terça-feira (19), a justiça determinou que o governo  do Amazonas devolva,  em 48 horas, 155 cilindros de oxigênio reabastecidos ao município de Coari. Em caso de descumprimento, a multa pode chegar até R$10 milhões.

Baixar arquivo