Governo brasileiro proíbe entrada de viajantes da África do Sul

Medida é para evitar a entrada de nova variante do coronavírus

Publicado em terça-feira, 26 Janeiro, 2021 - 13:28 Por Lucas Pordeus León - Brasília

O governo brasileiro publicou nesta terça-feira uma portaria proibindo a entrada no Brasil de aeronaves e passageiros vindos da África do Sul. Segundo o documento, a medida é para evitar  uma nova variante do coronavírus detectada no país africano. Além da África do Sul, já estava proibida a entrada de viajantes vindos do Reino Unido e da Irlanda do Norte, também para evitar a  chegada no Brasil de novas variantes do vírus. A medida ainda proíbe a entrada de pessoas que passaram por esses países nos últimos 14 dias.

A norma traz algumas exceções, como no caso de brasileiros natos ou naturalizados e imigrantes com residência fixa no país. Nesses casos, o viajante deve ficar de quarentena ao entrar no Brasil.

Essa nova cepa sulafriacana do coronavírus já foi identificada no Brasil. O Laboratório Público da Paraíba, numa pesquisa em parceria com a Fiocruz, já identificou essa nova mutação no estado.

O infectologista José David Urbáez, da Sociedade Brasileira de Infectologia, diz que já foram identificadas 3 variantes do novo coronavírus, uma no Amazonas e as outras duas no Reino Unido e na África do Sul. Segundo o especialista, o que se sabe é que elas têm um maior poder de transmissão do vírus.

O infectologista afirma que estudos ainda estão em andamento para saber o impacto que as vacinas terão nessas novas formas do coronavírus, mas destaca que os imunizantes com o vírus inativado parecem mais eficazes.

A portaria publicada nesta terça-feira (26) proibindo a entrada de viajantes da África do Sul foi assinada após recomendação da Anvisa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Economia

Postos de combustíveis vão receber dispositivo de certificação digital

Quem tem carro, moto ou caminhão sabe que as despesas com o combustível estão pesando cada vez mais no bolso.

Baixar arquivo
Geral

Pará entra no período de alta safra da pupunha e produção do palmito

Em época de alta safra da pupunha no Pará, especialista chama a atenção para mais investimentos neste mercado. 

Os detalhes com João Paulo Seabra Rádio Cultura FM de Belém. 

Baixar arquivo
Educação

No Ceará, pesquisa vai mapear participação feminina na universidade

Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal do Ceará vai avaliar qual a participação feminina no ambiente acadêmico. Duas estudantes querem descobrir quais são os principais desafios e obstáculos que impedem o seguimento nos estudos.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Lançado neste domingo na Índia o 1º satélite 100% brasileiro

O 1º Satélite 100% Brasileiro foi lançado na madrugada deste domingo (28) da Base Espacial da Índia. O satélite "Amazônia-1" faz parte da Missão Amazônia, criada para monitorar e fornecer dados sobre o desmatamento na Região Amazônica.

Baixar arquivo
Economia

Conta de luz terá bandeira amarela em março

Apesar das chuvas intensas, nível dos reservatórios ainda é baixo

Baixar arquivo
Saúde

Vacinação de idosos com 79 anos ou mais começa segunda (1º) no Rio

Em seu perfil em uma rede social, prefeito Eduardo Paes informou que os postos de saúde vão aplicar a vacina entre a segunda e a quarta-feira, e que um novo cronograma será anunciado assim que novas doses da vacina chegarem.

Baixar arquivo