Governo brasileiro proíbe entrada de viajantes da África do Sul

O governo brasileiro publicou nesta terça-feira uma portaria proibindo a entrada no Brasil de aeronaves e passageiros vindos da África do Sul. Segundo o documento, a medida é para evitar uma nova variante do coronavírus detectada no país africano. Além da África do Sul, já estava proibida a entrada de viajantes vindos do Reino Unido e da Irlanda do Norte, também para evitar a chegada no Brasil de novas variantes do vírus. A medida ainda proíbe a entrada de pessoas que passaram por esses países nos últimos 14 dias.
A norma traz algumas exceções, como no caso de brasileiros natos ou naturalizados e imigrantes com residência fixa no país. Nesses casos, o viajante deve ficar de quarentena ao entrar no Brasil.
Essa nova cepa sulafriacana do coronavírus já foi identificada no Brasil. O Laboratório Público da Paraíba, numa pesquisa em parceria com a Fiocruz, já identificou essa nova mutação no estado.
O infectologista José David Urbáez, da Sociedade Brasileira de Infectologia, diz que já foram identificadas 3 variantes do novo coronavírus, uma no Amazonas e as outras duas no Reino Unido e na África do Sul. Segundo o especialista, o que se sabe é que elas têm um maior poder de transmissão do vírus.
O infectologista afirma que estudos ainda estão em andamento para saber o impacto que as vacinas terão nessas novas formas do coronavírus, mas destaca que os imunizantes com o vírus inativado parecem mais eficazes.
A portaria publicada nesta terça-feira (26) proibindo a entrada de viajantes da África do Sul foi assinada após recomendação da Anvisa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária.





Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.
Escolha sua manifestação em apenas um clique.
Você será direcionado(a) para o sistema Fala.BR, mas é com a EBC que estará dialogando. O Fala.BR é uma plataforma de comunicação da sociedade com a administração pública, por meio das Ouvidorias.
Sua opinião ajuda a EBC a melhorar os serviços e conteúdos ofertados ao cidadão. Por isso, não se esqueça de incluir na sua mensagem o link do conteúdo alvo de sua manifestação.
Clique aqui para mais informações sobre a Ouvidoria da EBC.