Governo brasileiro proíbe entrada de viajantes da África do Sul

Medida é para evitar a entrada de nova variante do coronavírus

Publicado em 26/01/2021 - 13:28 Por Lucas Pordeus León - Brasília

O governo brasileiro publicou nesta terça-feira uma portaria proibindo a entrada no Brasil de aeronaves e passageiros vindos da África do Sul. Segundo o documento, a medida é para evitar  uma nova variante do coronavírus detectada no país africano. Além da África do Sul, já estava proibida a entrada de viajantes vindos do Reino Unido e da Irlanda do Norte, também para evitar a  chegada no Brasil de novas variantes do vírus. A medida ainda proíbe a entrada de pessoas que passaram por esses países nos últimos 14 dias.

A norma traz algumas exceções, como no caso de brasileiros natos ou naturalizados e imigrantes com residência fixa no país. Nesses casos, o viajante deve ficar de quarentena ao entrar no Brasil.

Essa nova cepa sulafriacana do coronavírus já foi identificada no Brasil. O Laboratório Público da Paraíba, numa pesquisa em parceria com a Fiocruz, já identificou essa nova mutação no estado.

O infectologista José David Urbáez, da Sociedade Brasileira de Infectologia, diz que já foram identificadas 3 variantes do novo coronavírus, uma no Amazonas e as outras duas no Reino Unido e na África do Sul. Segundo o especialista, o que se sabe é que elas têm um maior poder de transmissão do vírus.

O infectologista afirma que estudos ainda estão em andamento para saber o impacto que as vacinas terão nessas novas formas do coronavírus, mas destaca que os imunizantes com o vírus inativado parecem mais eficazes.

A portaria publicada nesta terça-feira (26) proibindo a entrada de viajantes da África do Sul foi assinada após recomendação da Anvisa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Pesquisa da Fiocruz aponta queda no ritmo de mortes por covid

Apesar da quantidade ainda alarmante de novos óbitos provocados pela pandemia no país, a plataforma Monitora Covid-19, da Fiocruz, apontou uma redução de 28,3% na média móvel diária no último mês. Mesmo assim, a ferramenta considera que o país ainda passa por um período de curva em alta.

Baixar arquivo
Geral

Em São Paulo, servidora é afastada por suspeita de forjar vacinação

A prefeitura da cidade de Campo Limpo paulista, no interior de São Paulo, suspendeu a servidora que foi flagrada em vídeo colocando a seringa no braço de um idoso e retirando sem injetar a vacina. O caso ocorreu nesse sábado, dia 8.

Baixar arquivo
Saúde

Governadores e prefeitos pedem cuidados para evitar nova onda de covid

Governadores e prefeitos apontam uma leve diminuição da pressão nos hospitais por conta da covid-19, mas chamam atenção para a necessidade de vigilância e cuidados permanentes da população.

Baixar arquivo
Educação

Começa hoje entrega de documentos para vagas remanescentes do Prouni

As bolsas remanescentes são aquelas não preenchidas no processo seletivo original que engloba as duas chamadas regulares e a lista de espera. 

Baixar arquivo
Geral

Paes pede desculpas após aparecer em roda de samba sem máscara

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, publicou nesta segunda-feira (10) pedido de desculpas por participar de uma roda de samba em um bar no centro da cidade.

Baixar arquivo
Saúde

Complexo da Maré reduz transmissão e mortes de covid-19

De acordo com a última edição do Boletim do Observatório Covid-19, da Fiocruz, a redução de mortes por covid no complexo de 16 favelas caiu 90%, fruto da mobilização social e participação da sociedade.

Baixar arquivo