MP do Rio faz campanha contra irregularidades na vacinação para covid
O Ministério Público do estado do Rio de Janeiro decidiu usar as redes sociais para se aproximar da população e convencer as pessoas a denunciar fura-filas ou aqueles que cometem outras irregularidades na vacinação contra a Covid-19.
As publicações do MP alertam que a fila de prioridades deve ser respeitada rigorosamente e que os agentes públicos que furam fila da vacina respondem por prevaricação, improbidade administrativa e dano coletivo.
A campanha do Ministério Público do estado, iniciada nessa segunda-feira (25), também chama atenção para a importância de não relaxar com os cuidados e medidas de proteção, como o uso de máscaras, higienização das mãos e outras ações preventivas.
A promotora de Justiça, Márcia Lustosa, destaca que neste momento é fundamental que as pessoas exerçam a cidadania e colaborem para que as vacinas cheguem aos grupos mais vulneráveis, como é o caso dos idosos e pessoas com deficiência, profissionais de saúde da linha de frente e das comunidades indígenas.
E enfatiza que todo cidadão é um fiscal em potencial e pode denunciar abusos e irregularidades.
Nos primeiros 10 dias da campanha Nacional de vacinação no estado, o órgão recebeu 33 denúncias de pessoas imunizadas irregularmente. De acordo com o MP, todas as denúncias serão investigadas e encaminhadas à justiça.
Além da campanha nas redes sociais o Ministério Público está com equipes nos 92 municípios fluminenses para averiguar irregularidades na vacinação. As denúncias devem ser encaminhadas à ouvidoria do órgão, com o preenchimento de um formulário disponível no portal. Por telefone o número é 127, whatsApp 21 99366 3100 ou, ainda, pelas redes sociais.
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sno5qi)
![PF/Ceará Fortaleza- 06/12/2024 Operação Lavagem de Dinheiro Ceará
crédito: PF/Ceará](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Josué Emidio / Governo do Estad 31/07/2023, O governador de SP, Tarcísio de Freitas, durante coletiva de Imprensa sobre a prisão do assassino do PM da ROTA, Patrick Bastos Reis
Local: Palacio dos Bandeirantes SP
Foto: Josué Emidio / Governo do Estado de SP](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sno5qi)
![Foto TRF5 Brasília 06/12/2024 Iniciado na manhã desta sexta-feira (6) o último dia do Tribunal do Júri do caso Genivaldo de Jesus Santos, que morreu durante uma abordagem policial. Foto TRF5](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sno5qi)