MP do Rio faz campanha contra irregularidades na vacinação para covid

Publicações alertam que a fila de prioridades deve ser respeitada

Publicado em 26/01/2021 - 12:44 Por Cristiane Ribeiro - Rio de Janeiro

O Ministério Público do estado do Rio de Janeiro decidiu usar as redes sociais para se aproximar da população e convencer as pessoas a denunciar fura-filas ou aqueles que cometem outras irregularidades na vacinação contra a Covid-19.

As publicações do MP alertam que a fila de prioridades deve ser respeitada rigorosamente e que os agentes públicos que furam fila da vacina respondem por prevaricação, improbidade administrativa e dano coletivo.

A campanha do Ministério Público do estado, iniciada nessa segunda-feira (25), também chama atenção para a importância de não relaxar com os cuidados e medidas de proteção, como o uso de máscaras, higienização das mãos e outras ações preventivas. 

A promotora de Justiça, Márcia Lustosa, destaca que neste momento é fundamental que as pessoas exerçam a cidadania e colaborem para que as vacinas cheguem aos grupos mais vulneráveis, como é o caso dos idosos e pessoas com deficiência, profissionais de saúde da linha de frente e das comunidades indígenas.

E enfatiza que todo cidadão é um fiscal em potencial e pode denunciar abusos e irregularidades.

Nos primeiros 10 dias da campanha Nacional de vacinação no estado, o órgão recebeu 33 denúncias de pessoas imunizadas irregularmente. De acordo com o MP, todas as denúncias serão investigadas e encaminhadas à justiça.

Além da campanha nas redes sociais o Ministério Público está com equipes nos 92 municípios fluminenses para averiguar irregularidades na vacinação. As denúncias devem ser encaminhadas à ouvidoria do órgão, com o preenchimento de um formulário disponível no portal. Por telefone o número é 127, whatsApp 21 99366 3100 ou, ainda, pelas redes sociais.

 

Últimas notícias
Política

Especialistas alertam para riscos da PEC que criminaliza drogas

A PEC aprovada no Senado ainda precisa ser analisada pela Câmara dos Deputados. Por enquanto, não há previsão para votação.

Baixar arquivo
Política

Senado aprova ampliação da faixa de isenção do imposto de renda

A proposta revisa para R$ 2.824,00 o limite de renda mensal que não precisa pagar Imposto de Renda. Esse valor também corrige as demais faixas, já que existe uma progressividade da tabela.

Baixar arquivo
Justiça

Traje religioso em documentos oficiais é constitucional, diz STF

Os ministros  do STF julgaram um recurso da União contra a decisão da Justiça Federal que autorizou o uso de traje religioso na foto para a Carteira Nacional de Habilitação.

Baixar arquivo
Geral

Comissão de juristas entrega proposta de novo Código Civil a Pacheco

O projeto propõe a alteração de mais de mil artigos do atual código e contempla temas atuais, como o direito digital. Proposta passará por ampla discussão entre os senadores para, só então, ser colocada em votação.

Baixar arquivo
Internacional

Internacional: pelo menos 50 mil soldados russos morreram na Ucrânia

A contagem foi feita pela BBC, em parceria com um grupo de mídia independente e voluntários. Do lado ucraniano, estima-se que são 31 mil mortos.
E mais: a exatos 100 dias da Olimpíada de Paris, entidades denunciam a expulsão de imigrantes da capital francesa.

Baixar arquivo
Esportes

Futebol: CBF sorteia duelos da 3ª fase da Copa do Brasil

Confira também os jogos da 2ª rodada do Brasileirão. Rádio Nacional transmite Flamengo x São Paulo, às 21h30, nesta quarta-feira (17). 

Baixar arquivo