Municípios de SP voltam a ter medidas mais rígidas contra a covid-19

Publicado em 15/01/2021 - 20:04 Por Nelson Lin - São Paulo

Com a piora nos indicadores da pandemia, a região de Marília, no interior do estado de São Paulo regrediu para a fase vermelha (mais restritiva) do Plano SP. Outras sete regiões também regrediram da fase amarela para a laranja: Araçatuba, Bauru, Franca, Piracicaba, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e Taubaté se juntam a outras três regiões que já estavam. Continuam na fase laranja: Presidente Prudente, Registro e Sorocaba. 

A reclassificação das regiões estava programada para acontecer no próximo dia 5 de fevereiro, mas foi adiantada em função da piora no número de casos de covid-19 e na lotação de UTIs. A região de Marília, por exemplo, está com taxa de ocupação de leitos de UTI acima de 83%. As outras dez regiões em fase laranja estão com taxa de ocupação acima dos 70%.

De acordo com o secretário da Saúde, Jean Gorinchteyn, nos últimos dias os números de novos casos ultrapassaram aqueles que haviam sido registrados no pico da pandemia, em agosto.

Com a regressão para a fase vermelha, os 62 municípios da região de Marília só poderão permitir o funcionamento de atividades essenciais como farmácias, mercados, padarias, lojas de conveniência, postos de combustíveis, hotéis e lavanderias. Comércios e serviços não essenciais só poderão atender em esquema de retirada na porta, drive-thru e entregas por telefone ou aplicativos.

Capital e a Região Metropolitana continuam na fase amarela do plano de contenção. O governo do estado colocou 43 cidades que não estão necessariamente em regiões mais restritivas em alerta, pois estes municípios estão com ocupação hospitalar de pacientes graves com coronavírus acima de 80%. 

Dentre as cidades da lista estão oito municípios da Grande São Paulo, como Mogi das Cruzes, Ferraz de Vasconcelos e Itaquaquecetuba. Nessas cidades a recomendação é que as prefeituras adotem medidas adicionais para restringir atividades não essenciais.

O coordenador do Centro de Contigência, Paulo Menezes, também fez um apelo para que as pessoas colaborem com as medidas de isolamento social.

O governo não descartou novas reclassificações antes do previsto, inclusive da Região Metropolitana de São Paulo, caso não haja melhora nos índices e diminuição na ocupação de leitos de UTI. São Paulo registra até agora mais de 1,6  milhão de casos de covid-19, com mais de 49 mil óbitos. A ocupação de leitos de UTI na Região Metropolitana de São Paulo está em 69%. 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Pesquisa e Inovação

Covid-19: vacina pesquisada em MG tem resposta positiva em camundongos

Pesquisa é desenvolvida por pesquisadores da Fiocruz e da Universidade Federal de Minas Gerais. Fase atual é de testes em macacos.

Baixar arquivo
Cultura

Museu Nacional do RJ inaugura mostra virtual sobre povos indígenas

A diversidade e a cultura dos povos indígenas poderão ser vistas em uma mostra virtual do Museu Nacional no Rio de Janeiro, por meio de painéis históricos, musicas, filmes e fotografias. A exposição Os Primeiros Brasileiros foi inaugurada nesta terça-feira.

Baixar arquivo
Política

Senado cria CPI da covid-19

Comissão investigará ações do governo federal no enfrentamento da pandemia e também denúncias de desvios de recursos da União repassados a estados e municípios.

Baixar arquivo
Cultura

Lançado o "Mapeamento de Projetos Sociais Arte Toda Gente"

Foi lançado nesta terça-feira o Mapeamento de Projetos Sociais Arte de Toda Gente, uma parceria da Funarte-Fundação Nacional de Artes –  e a Universidade Federal do Rio de Janeiro. As iniciativas são relacionadas com música,  artes, patrimônio, inclusão e acessibilidade.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Peixes aparecem em afluente do Rio Pinheiros, em SP, e causam surpresa

O governo do estado diz que a presença dos animais são resultado do programa de saneamento básico da região. Coordenador de ONG afirma, no entanto, que ainda falta muito para o rio ser considerado despoluído.

Baixar arquivo
Segurança

PA, SC, RS e DF registram queda nos índices de criminalidade

Três estados brasileiros e o Distrito Federal apontaram queda na criminalidade no mês passado. Para o membro do Fórum Nacional de Segurança Pública, Rafael Alcadipani, a redução de crimes tem mais relação com a pandemia do que com a atuação da polícia. Mas os secretários de segurança discordam.

Baixar arquivo